Notícias

Conheça a Coreia, país dos mais avançados

Um país que sofreu com guerras é hoje um dos mais avançados do mundo. Menos de um século atrás, a guerra forçou a divisão em dois países, o que perdura até hoje.

O grande segredo que impulsionou a Coreia do Sul foi a educação. Enquanto os coreanos se dedicaram ao aprendizado constante e à tecnologia, os seus irmãos do Norte optaram pelo regime comunista e assim permanecem isolados mesmo depois da queda iniciada pela Perestroika na Rússia. Chamar a Coreia de Coreia do Sul não é apropriado pois nunca houve o fim da guerra. Em Brasília existem duas Embaixadas. A Embaixada da República da Coreia e a Embaixada da Coreia do Norte.

No fim de 2005 fui nomeado Consul Honorário da República da Coreia em Minas Gerais e a posse realizada nas instalações da FIEMG foi um momento de congraçamento do Corpo Consular acreditado em nosso estado e de conhecermos mais a rica gastronomia asiática.

Desde 1994 Minas Gerais tem um programa de irmanação com a província de TAEGU e no período de governador do nosso estado incluímos a República da Coreia no roteiro de divulgação que realizei em setembro de 1995. Aproveitando a nova realidade brasileira da época pós real, juntamente com uma delegação de 54 empresários organizada pela FIEMG, FAEMG e pela Associação Comercial fomos também ao Japão, China e Hong Kong.

Em SEOUL participei de um Seminário sobre a América Latina em conjunto com representantes do Chile, Argentina e Uruguai. A cidade tem arrojados planos urbanísticos como a recuperação do rio que corta o centro da cidade e que tinha sido coberto e hoje se transformou em moderno parque.

É importante lembrarmos que a Coreia tem empresas de grande expressão mundial bastando citar LG, SAMSUNG, HYUNDAY e a gigantesca siderúrgica POSCO, entre tantas outras que inclusive atuam no Brasil.

As ligações aéreas partem e chegam do moderno aeroporto de INCHEON, por si só uma grande atração turística. A KOREAN Airlines já teve voos para o Brasil e a ASIANA é outra empresa aérea de grande porte.

Ao Sul fica a Ilha de JEJU que tem o formato cilíndrico de um cone vulcânico e é o ponto de turismo interno mais visitado especialmente pelos jovens em “lua de mel”. O Porto de BUSAN é um dos mais movimentados do mundo e a colônia coreana com mais de 50 mil pessoas concentra-se em São Paulo no bairro do Retiro bem no centro da cidade onde estão lojas especializadas e restaurantes típicos da cozinha local geralmente bem apimentada. Em Minas atualmente o consulado é dirigido pelo advogado Eduardo Grebler e apesar da pouca presença de nacionais do país, temos empresas instaladas na área automobilística bem como lojas de produtos diversos.

Outro destaque cultural da Coreia além da tradição milenar das danças é sua música moderna, a K-POP.

Visitar a Coreia a trabalho, estudo ou turismo é uma opção fantástica.

Crédito da foto: Pixabay