Notícias

Conheça destinos brasileiros que carregam as tradições folclóricas do país

Locais ricos em cultura e tradição atraem turistas do Brasil e do mundo 

No dia 22 de agosto, celebramos o Dia do Folclore, uma data que nos convida a mergulhar nas histórias mágicas e tradições que fazem do Brasil um país tão único. É o dia em que Saci, Curupira e Iara celebram ao som do maracatu e do bumba meu boi. Em cada canto deste país de dimensões gigantescas, lendas ganham vida e costumes se mantêm vivos, atraindo olhares curiosos de turistas do mundo inteiro, ansiosos por descobrir a alma do povo brasileiro.

Diante de toda a riqueza do nosso folclore, a Agência de Notícias do Turismo preparou uma lista de locais para conhecer um pouco mais desses atrativos culturais do Brasil.

AMAZONAS – Uma das histórias mais tradicionais e conhecidas da região é o Boi-Bumbá, consagrado pelo Festival de Parintins, no Amazonas. A festa proporciona uma experiência turística única, tendo como centro do enredo a disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, além de música, dança, apresentações, alegorias e muita comida típica. A fábula do Boi-Bumbá é encenada há mais de 100 anos, tempo em que existe a rivalidade que é determinante para a festa de Parintins.

PERNAMBUCO – Muitas são as tradições nordestinas que encantam com sua cultura. Uma delas é a animada dança vinda de Recife, capital do estado de Pernambuco: o frevo. No destino, a dança com roupas e “guarda-chuvinhas” coloridos é uma das manifestações mais apreciadas, assim como na cidade de Olinda. O ritmo musical brasileiro e a dança folclórica são típicos do Carnaval de rua. Inclusive, o gênero foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

PARÁ – A conhecida lenda do boto-cor-de-rosa toma forma no distrito de Alter do Chão, distante 37 km do centro de Santarém. É lá que acontece todos os anos o Festival Çairé, onde são realizados o Rito Tradicional e o Festival dos Botos, apresentações temáticas que retratam a disputa entre os Botos Cor-de-Rosa e Tucuxi. Eles encenam a lenda do cetáceo que se transforma em um homem bonito, seduz e engravida as mulheres. A festividade da Amazônia acontece há mais de 300 anos e, durante os cinco dias em que é realizada, movimenta cerca de 150 mil pessoas.

GOIÁS – A cidade de Pirenópolis (GO), a 130 km da capital Goiânia, guarda uma das mais bonitas tradições da Região Centro-Oeste do país: as Cavalhadas. As representações, baseadas em costumes da Idade Média, foram trazidas para o Brasil pelos colonizadores portugueses no século XVI. Remetendo às tradições da Espanha e de Portugal, as manifestações unem religiosidade, fé e cultura. A cidade fica repleta de turistas para ver os cavaleiros fantasiados como gladiadores montados em cavalos igualmente vestidos desfilarem pelas ruas de paralelepípedos. O evento consiste em uma representação das batalhas entre cristãos e mouros na Península Ibérica.

MATO GROSSO DO SUL – O Pantanal Sul-mato-grossense guarda muitas lendas e histórias. Uma das mais populares, que inclusive serve de roteiro turístico, é a lenda do Boitatá. Esta criatura é retratada como uma serpente com uma cauda de fogo que protege as matas da invasão das pessoas que as queimam — uma prática ilícita realizada para preparar o solo para o plantio. Consequentemente, os visitantes têm a oportunidade de desfrutar de atividades como caminhadas, cavalgadas, passeios de barco, safáris e outras aventuras na área que a lenda do Boitatá “defende”.

ESTÍMULO – O Ministério do Turismo desenvolve várias ações para estimular os brasileiros a viajarem mais pelo país. Uma delas é o “Conheça o Brasil: Voando”, uma parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e empresas aéreas. O programa envolve, por exemplo, o aumento da oferta de voos e a opção de “stopover”, já disponível em cidades como São Paulo (SP), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus (AM) e Belém (PA). Na modalidade, com a mesma passagem, o turista pode visitar um local intermediário antes de seguir para o destino final.

Já o “Conheça o Brasil: Realiza” permite que correntistas do Banco do Brasil tenham acesso a uma linha de crédito voltada à aquisição de serviços turísticos, com condições diferenciadas. O trabalho do MTur também abrange o “Conheça o Brasil: Cívico”. A iniciativa visa incentivar estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos conectados à história nacional, com um projeto-piloto desenvolvido em Brasília (DF) e cidades do entorno da capital.

Crédito da foto: Pixabay