Notícias

Conheça o conceito de cozinha tecnológica e seus benefícios

Entenda como os processos podem melhorar muito com as técnicas certas

Você já ouviu falar no conceito de cozinha tecnológica? Ele tem a ver com a modernização dos processos culinários, desde o armazenamento até o preparo dos alimentos.

Porém, vai além de ter os melhores equipamentos, como a melhor geladeira frost free ou o micro-ondas mais moderno, por exemplo. Na verdade, o conceito também foca na melhoria da experiência na cozinha que esses equipamentos trazem.

Para te ajudar a entender melhor e também mostrar por que investir em uma cozinha tecnológica pode ser determinante para uma alimentação melhor e mais prazerosa, trouxemos todas as informações. Então, leia até o final e confira!

O que é o conceito de cozinha tecnológica?

A cozinha tecnológica combina tecnologia avançada com a arte de cozinhar, para otimizar processos e melhorar a experiência. Imagine fornos com câmeras que permitem monitorar o assamento dos alimentos de qualquer lugar, ou uma geladeira frost free que detecta produtos quase vencidos!

Além disso, equipamentos como cooktops e fornos combinados substituem os tradicionais, e tudo é controlado por toques na tela do celular. Ou seja, o conceito da cozinha tecnológica leva a culinária para o futuro agora.

Quais os benefícios da cozinha tecnológica?

Implementar o conceito de cozinha tecnológica traz diversos benefícios. A seguir, veja os principais deles, incluindo exemplos de equipamentos e processos que tornam esses benefícios possíveis.

Automação e otimização

Automatizar processos na cozinha ajuda a acelerar o preparo dos alimentos. E isso é bom porque diminui a carga de trabalho e o tempo de espera para poder se deliciar com as refeições. Além disso, auxilia a melhorar a qualidade da comida que você faz, pois as máquinas cometem menos erros que os humanos.

Assim sendo, alguns exemplos de equipamentos de uma cozinha tecnológica incluem:

  • Smart speaker: esses dispositivos, como a Alexa, permitem que você controle outros aparelhos inteligentes usando apenas a voz. Com eles, você pode, por exemplo, pedir ajuda para lembrar os ingredientes de uma receita, mesmo se estiver com as mãos ocupadas;
  • Forno combinado: integra convecção, vapor e micro-ondas, e permite cozinhar de forma precisa e eficiente. Além disso, ele pode ser programado para pré-aquecer, por exemplo, automaticamente antes de você chegar em casa;
  • Geladeira frost free conectada: detecta produtos perto de vencer, ajuda a gerenciar estoques e até sugere receitas com base nos ingredientes que você tem dentro dela;
  • Cooktop de indução: aquece rapidamente e oferece controle preciso da temperatura. Ele também desliga sozinho quando você retira as panelas. Com isso, você evita acidentes e economiza energia;
  • Máquina de café automática: que tal um café fresquinho de manhã, assim que sair da cama? Você pode conseguir isso programando a máquina de café para deixar o seu cafezinho pronto pela manhã. Ou seja, você pode ficar um pouquinho mais na cama, sem se atrasar para sair e ainda ter um despertar agradável, com cheirinho de café.

Eficiência energética em eletros como geladeira frost free e outros

Uma geladeira frost free, por exemplo, não acumula gelo, e isso ajuda a economizar energia. Modelos conectados, por sua vez, são capazes de identificar momentos do dia em que não é necessário deixar a geladeira no máximo.

Como já vimos, os cooktops por indução desligam sozinhos quando não estão sendo usados. Tudo isso ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica, impactando no seu bolso e também no meio ambiente.

Precisão nas receitas

Precisão nas receitas é outra das vantagens da cozinha tecnológica. Isso porque equipamentos avançados são menos suscetíveis a erros, e isso melhora a qualidade das preparações.

Os fornos combinados, por exemplo, permitem cozinhar a comida perfeitamente, combinando convecção, vapor e micro-ondas. As embaladoras resfriadoras rápidas, por sua vez, mantêm a integridade dos alimentos, preservando texturas e sabores. Já os ultracongeladores congelam rapidamente, evitando a formação de cristais de gelo e mantendo a qualidade dos ingredientes.

A cozinha tecnológica contribui para a segurança alimentar

A mesma geladeira frost free conectada que ajuda na precisão das receitas também contribui para aumentar a segurança alimentar da sua família. Elas podem, por exemplo, avisar que um alimento está prestes a vencer e também manter a temperatura ideal para que os produtos mais perecíveis permaneçam em dia.

Outro exemplo de equipamento da cozinha tecnológica que ajuda a melhorar o nível de segurança alimentar é a embaladora resfriadora rápida, que elimina o risco de microrganismos nos alimentos.

Os smart speakers, por sua vez, ajudam a adicionar os alimentos na quantidade certa, nem mais e nem menos, para receitas perfeitas.

Enfim, o conceito de cozinha tecnológica é interessante e vantajoso por muitos motivos. E agora que você já sabe tudo sobre o assunto, invista nisso e aproveite todas as vantagens!

Crédito da foto: Freepik