É comum andar pelas estradas do Brasil, centenas de quilômetros, e ver apenas plantações de cana, soja ou eucaliptos e não encontrar árvores nas quais os pássaros possam se alimentar e fazer seus ninhos. O impacto dessa realidade é que a fauna tem migrado para as cidades em busca de alimento.
Considerando esse contexto, a Hunter4Agro criou o projeto “Verde com Frutas”, uma iniciativa que visa estimular a população do campo, governos e munícipes a replantar árvores frutíferas e, com isso, manter a fauna em seu habitat natural. Ao mesmo tempo, a ideia é compartilhar a importância do plantio consciente de árvores frutíferas nas cidades.
Afinal, menos áreas verdes significa menor capacidade de absorver poluentes e pior qualidade do ar nos centros urbanos. Outros problemas são: perda de biodiversidade e sensação de calor excessivo. A falta de contato com a natureza também prejudica a qualidade de vida e saúde mental das pessoas.
O que pode ser feito para mudar esse cenário
O projeto “Verde com frutas” incentiva o plantio de árvores frutíferas em pequenos e grandes espaços públicos e privados. Entre eles, praças, jardins, sacadas, quintais, e rooftops corporativos.
Por que árvores frutíferas? Porque, além de oferecerem sombra e abrigo para animais, elas fornecem também alimento para a fauna, insetos e pessoas.
Um belo exemplo disso é Brasília. Segundo a Novacap, empresa que executa e planeja obras do Governo do Distrito Federal, a cidade tem cerca de 900 mil árvores frutíferas. Manga, abacate, goiaba e outros frutos são aproveitados pela população.
É uma forma de tornar as cidades mais verdes, saudáveis e conectadas com o cuidado da natureza e da biodiversidade. O tema precisa estar na agenda pública. Também pode ser incorporado em ações de ESG nas organizações.
“Com a iniciativa Verde com Frutas, pretendemos divulgar essas possibilidades”, ressalta Carlos Lacerda, diretor da Hunter4Agro que está à frente do movimento de plantio.
Como plantar árvores frutíferas em casa ou na empresa
1- Escolha a árvore: pesquise sobre árvores frutíferas que se adaptam bem ao clima e solo da sua região. Certifique-se de selecionar espécies adequadas para o espaço disponível em seu quintal ou jardim.
Você pode, por exemplo, plantar jaboticaba, acerola, pitanga em vaso.
2- Prepare o solo: para que esteja bem drenado e enriquecido com nutrientes. Adicione fertilizantes naturais para dar as condições ideais de crescimento saudável.
3- Espaçamento adequado: respeite o espaçamento recomendado entre as árvores para permitir um desenvolvimento saudável das raízes e dos ramos.
4- Curta o processo: plantar, regar, cuidar! Essa é uma atividade relaxante.
E lembre-se: a maior de todas as árvores, um dia, foi semente! Não jogue sementes no lixo. Que tal cultivar?
Faça a sua parte de espalhe o plantio de árvores frutíferas no campo e nas cidades.