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Consórcio Ótimo completa virada da nova bilhetagem eletrônica nos ônibus metropolitanos da RMBH no próximo sábado (16)

Migração para o novo sistema vive contagem regressiva e equipes de apoio do Consórcio estão prontas para atender o passageiro que precisar de ajuda;

O próximo sábado (16) marca o início de uma nova era no transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O Consórcio Ótimo, responsável pela bilhetagem eletrônica nos ônibus da RMBH, completa a transição para o novo sistema de bilhetagem. Esta mudança, que integra tecnologia de ponta, agilidade e segurança, é fruto de um projeto que vem sendo conduzido há quase dois anos entre estudos, desenvolvimento, testes, muito treinamento e uma escuta ativa aos passageiros para garantir que a migração ocorra da forma mais tranquila possível.

A partir de agora, todos os ônibus da frota metropolitana utilizarão exclusivamente o novo sistema de bilhetagem eletrônica. Com validadores novos, recargas instantâneas e funcionalidades como a biometria facial para validar gratuidades, os usuários de 33 cidades da RMBH e de Belo Horizonte experimentarão uma jornada de viagem mais moderna.


Não custa lembrar: o que muda para o passageiro

Para o passageiro, a experiência promete ser prática e intuitiva. Todos os cartões já existentes serão automaticamente migrados para o novo sistema — não é necessário solicitar troca ou realizar um novo cadastro. Basta utilizar o cartão nos novos validadores amarelos que agora equipam todos os ônibus metropolitanos.

O diretor de Modernidade e Tecnologia do Consórcio Ótimo, Carlos Guedes, explica que o objetivo foi simplificar ao máximo a adaptação: “A virada para o novo sistema é automática para o passageiro. Basta embarcar e usar o validador amarelo com o cartão que ele já possui. Quem recarregar o cartão no Ótimo+APP, site ou nos pontos de venda, terá a recarga processada em minutos, sem atrasos e com muito mais praticidade”.


As principais novidades

Recargas instantâneas: A recarga feita pelo Ótimo+App e pelo site, que antes demorava até 72 horas para ser creditada no cartão, agora é registrada em minutos. Além dos canais digitais, ela também pode ser realizada nos pontos de venda físicos e ATM’s, onde segue sendo processada também de maneira instantânea.

Segurança reforçada: O novo sistema conta com biometria facial para validação de gratuidades, evitando fraudes e garantindo que o benefício seja utilizado apenas por quem tem direito. Em caso de perda ou roubo do cartão, o usuário pode bloqueá-lo instantaneamente através do site do Consórcio Ótimo ou do SAC, garantindo que ele não seja usado indevidamente.

Facilidade para empresas: As empregadoras que oferecem benefícios de transporte para seus funcionários terão um portal dedicado para recargas, com processos mais rápidos e menos burocráticos, melhorando a experiência tanto para empresas quanto para colaboradores.

Previsão de chegada em tempo real: O aplicativo ÓtimoApp+ oferecerá informações sobre o horário de chegada dos ônibus e sugestões de rotas otimizadas.


Assistência ao passageiro e suporte contínuo

O Consórcio Ótimo também estabeleceu um robusto sistema de suporte para auxiliar os passageiros durante e pós migração. Em caso de dúvidas ou dificuldades, estão disponíveis:

Canais de atendimento ampliados

O SAC Ótimo está à disposição pelo telefone e WhatsApp no número (31) 3516-6000, além do email faleotimo@otimoonline.com.br. O canal funciona das 7h às 19h, incluindo finais de semana (excepcionalmente no dia 15 de novembro, véspera da virada, o SAC também funcionará normalmente para garantir o pleno atendimento dos clientes). 

Outra opção é a SOL, assistente virtual de inteligência artificial disponível dentro do aplicativo Ótimo+App e pelo Whwatsapp. Ela conta com uma base de dados atualizada e, portanto, também é uma alternativa rápida para responder a perguntas e fornecer informações sobre a nova etapa de bilhetagem eletrônica.

Pontos de apoio

Estações e terminais contarão com equipes treinadas para auxiliar os usuários durante a transição. Nos próximos dias, esses profissionais estarão preparados para tirar dúvidas e ajudar no uso dos novos validadores.

Serão montados pontos de apoio em cada um dos sete terminais de ônibus que atendem Belo Horizonte. O horário de funcionamento dos pontos nos terminais é das 5h às 20h. 

Além deles, dezenas de locais espalhados pela RMBH também contarão com pontos de migração, cada um com horários variados, conforme a demanda. Para saber se existe um ponto de apoio próximo, basta o passageiro entrar em contato com o SAC.

Identificação das equipes de apoio

Desde o último dia 4 de novembro, equipes de apoio também já estão presentes nos principais terminais e estações do metrô, devidamente identificadas com camisas nas cores laranja, rosa e verde, com a logomarca do Consórcio Ótimo, a frase “Posso Ajudar?” e o número do SAC. 

Essas pessoas estão à disposição do passageiro e fazem parte de uma força tarefa realizada pelo consórcio no período que antecede a migração, com o objetivo de orientar e tirar dúvidas sobre todo o processo. 

“Para garantir uma migração sem sustos, o Consórcio Ótimo e o Sintram dobraram o número de colaboradores das equipes que atuam neste atendimento pessoal ao cliente espalhado pela região metropolitana”, afirma Rubens.

 Informações úteis

Para maior praticidade, o site www.otimoonline.com.br reúne uma série de informações úteis  sobre a migração.

Rubens Lessa Carvalho, presidente do Consórcio Ótimo e do Sintram, destaca o significado deste momento: “Estamos muito orgulhosos de poder implementar esse novo sistema no transporte público metropolitano. Este projeto nasceu com o compromisso de simplificar e transformar a experiência do passageiro, e essa virada digital traz uma tecnologia à altura das necessidades da nossa população. Estamos prontos para amparar cada cliente nesta fase inicial e comprometidos em entregar uma mobilidade pública mais eficiente e inovadora.”


Para quem ainda tem dúvidas

Para ajudar os passageiros, o Consórcio Ótimo compilou as dúvidas mais frequentes nesta transição. Confira algumas respostas:

 Preciso trocar meu cartão? Não. A migração é automática para todos os cartões atuais, que continuam válidos.

 Como faço a recarga? As recargas podem ser feitas pelo aplicativo ÓtimoAPP+ ou nos pontos de venda. No novo sistema, elas são processadas em minutos.

 O que faço se meu cartão for perdido ou roubado? Você pode solicitar o bloqueio imediato pelo SAC ou no site do Ótimo, evitando uso indevido

 A biometria facial é obrigatória? Não. Ela é usada apenas para validação de gratuidades. Passageiros pagantes podem embarcar normalmente sem essa funcionalidade.

Posso ajuda consórcio ótimo


Sobre o Consórcio Ótimo

O Consórcio Ótimo é responsável pela bilhetagem eletrônica do transporte público por ônibus da Região Metropolitana de Belo Horizonte, operando desde 2008 com o objetivo de trazer mais agilidade, segurança e conveniência aos passageiros. Atualmente, o sistema atende 33 municípios, operando com uma frota de 2.500 ônibus, transportando cerca de 850 mil passageiros por dia.