Maria Bueno assume a chefia da missão diplomática britânica em Minas e se torna primeira mulher a ocupar o cargo
Com mais de uma década de experiência em cooperação internacional, a professora e Doutora Maria Bueno assumiu a vaga de chefe do Consulado Britânico em Minas Gerais. A primeira mulher a ocupar a posição, Maria substitui Lucas Brown, que deixou o cargo em setembro.
Bueno é Doutora em Direito Público, com ênfase em Direito Internacional, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-MINAS) – onde também foi professora, sendo uma das responsáveis pela institucionalização do Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade.
Atualmente, ela também atua como docente de graduação no Ibmec BH e teve a experiência direta com a mecânica da cooperação internacional na UNESCO, em Paris.
“Ao longo de minha carreira, sempre dediquei uma profunda devoção à arte da diplomacia e à facilitação da colaboração internacional. Por isso recebo com grande entusiasmo o privilégio de defender os interesses e o legado do Reino Unido em Minas Gerais. Como mineira, é também uma grande oportunidade de reforçar os laços históricos que temos com os britânicos”, afirma a nova chefe do Consulado Britânico.
No governo de Minas Gerais, Bueno ocupou, de fevereiro de 2019 a janeiro de 2020, o cargo de chefe da Assessoria de Cooperação Nacional e Internacional na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.
Agora à frente da missão diplomática britânica no estado, ela afirma que vai trabalhar na manutenção do apoio do Reino Unido em agendas de desenvolvimento sustentável e descarbonização, com enfoque na implementação dos compromissos feito pelo estado durante a COP26 – realizada no Reino Unido, em 2021. Ciência, pesquisa, inovação e comércio são outras prioridades que também serão parte de sua agenda.