Evento, que acontece de 12 a 15 de março, terá novidades como o Circuito Cervejeiro e a decoração temática do Parque Vila Germânica
O maior encontro cervejeiro do país está a três meses de acontecer. O Festival Brasileiro da Cerveja será de 12 a 15 de março de 2025, em Blumenau (SC), e contará com uma programação de seis eventos para visitantes, profissionais e interessados em negócios com o setor.
Três novidades fazem parte da agenda em 2025. São elas:
Festival e Festa: dois formatos para atender ao público
Uma das maiores novidades do ano é a mudança de formato do Festival Brasileiro da Cerveja, que terá 250 cervejarias de todas as regiões do país e será com degustação livre: ao comprar o acesso, o visitante poderá provar qualquer um dos rótulos disponíveis sem pagar nada a mais por isso. “Este modelo foi pensado para viabilizar a realização de um evento que proporcionasse a experiência de vivenciar a demografia cervejeira nacional em toda sua amplitude”, comenta Carlo Bressiani, um dos organizadores.
Cada cervejaria levará até quatro rótulos, totalizando mil cervejas diferentes, e a marca também contará com a presença do cervejeiro no evento. Os estandes serão padronizados e o foco é a bebida. “Desenvolvemos um formato que é viável para as cervejarias e inédito para o consumidor”, comenta.
Para aqueles que preferem a experiência compartilhada entre cerveja, música e gastronomia, um novo evento estreia na programação em 2025: a Festa Brasileira da Cerveja. Serão 30 cervejarias com mais de 200 rótulos diferentes, pratos desenvolvidos por restaurantes locais e bandas para animar todos os dias de programação. O ingresso terá formato solidário e será com valor acessível de R$ 30,00 com a doação de um quilo de alimento não perecível.
Circuito Cervejeiro: para viver a Capital Brasileira da Cerveja
Outra novidade deste ano é uma agenda única de programações que acontecem no Vale da Cerveja, que vai proporcionar aos visitantes outras experiências com cerveja para além dos horários do evento. São cursos, confrarias, produções colaborativas entre cervejas estabelecimentos locais com produtos inéditos par,a a época, reuniões setoriais e lançamentos de livros, por exemplo.
“Nós estamos na Capital Brasileira da Cerveja, no Vale da Cerveja. Os visitantes poderão sentir a proximidade que a região tem com a bebida para além do Parque Vila Germânica, que é onde acontece a programação do Festival”, diz Bressiani.
Todas as informações sobre ingressos e outras agendas estão no site www.festivaldacervejablumenau.com.br.
Vila decorada pela primeira vez
Outra novidade é que, pela primeira vez, a área externa do Parque Vila Germânica terá decoração temática do Festival Brasileiro da Cerveja. Já a partir de fevereiro, o complexo será decorado alusivamente ao evento.
Além do Festival Brasileiro da Cerveja, Festa Brasileira da Cerveja e Circuito Cervejeiro, o evento conta ainda com as programações:
– Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira: de 12 a 14 de março, com uma mostra de matérias-primas, equipamentos e outros insumos para o mercado;
– Concurso Brasileiro de Cervejas: de 9 a 11 de março, com especialistas brasileiros e estrangeiros para avaliarem e premiarem os melhores rótulos nacionais;
– Seminário Técnico Internacional de Cervejas: disseminação técnica de informações sobre o produto e o mercado.
O Festival Brasileiro da Cerveja é uma organização da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Todas as informações estão nas redes sociais @festivalbrasileirodacerveja e no site www.festivaldacervejablumenau.com.br.