Notícias

Convite: inauguração da galeria GAL

A inauguração, que conta com uma exposição coletiva de artistas representados pela casa, será no dia 24 de março na Cidade Jardim

GAL Arte & Pesquisa inaugura no dia 24 de março, das 17h às 21h, sua nova sede no segundo andar de uma casa modernista de 1953, projeto do arquiteto Sylvio de Vasconcellos, no bairro Cidade Jardim, em Belo Horizonte. A mudança de endereço reforça a vocação da galeria para ocupar espaços que dialogam com a arte contemporânea, ampliando as possibilidades de pesquisa, colaboração, venda e circulação artística. “A nova casa continuará a programação ampla e múltipla que desenvolvemos nos últimos anos. Abrir as portas para novos encontros e receber nossos amigos e artistas é o que nos move”, afirma Laura Barbi, fundadora da GAL.

A inauguração será marcada pela abertura de uma exposição coletiva, reunindo os artistas Alexandre Brandão, Andrea Azzi, Andrea Gomes, Aruan Mattos e Flávia Regaldo, Binho Barreto, Brígida Campbell, Carolina Botura, Clara Valente, Cristina Marigo, Daniela Paoliello, Daniella Domingues, Fernanda Gontijo, Flávia Ventura, Giulia Puntel, Henrique Detomi, Julia Baumfeld, Julia Panadés, Juliana de Oliveira, Marcela Novaes, Manuel Carvalho e Roberto Freitas, Marina Tasca, Pedro Veneroso, Rafaela Ianni, Ricardo Burgarelli, Roberto Bellini, Rodrigo Borges e Shima. O conjunto reforça o compromisso da GAL em apresentar uma produção diversa, dando espaço a artistas jovens e emergentes, além de consolidar um olhar atento para a representação feminina no circuito das artes.

Fundada em novembro de 2017, a GAL Arte & Pesquisa nasceu do desejo de questionar formatos tradicionais de exibição e comercialização de arte, criando novas conexões entre artistas, curadores, colecionadores e público. Ao longo dos anos, consolidou-se como um espaço independente, estruturado em um modelo híbrido de acesso à arte, combinando ações em espaços físicos e no ambiente digital. A galeria se distingue pela atuação desterritorializada, ocupando locais diversos, como imóveis vazios ou de uso temporário, além de parcerias com instituições culturais e comerciais.

Nos últimos sete anos, a GAL realizou 37 exposições, incluindo mostras individuais, coletivas e ocupações em diferentes pontos da cidade. Entre 2021 e 2024, manteve a Casa GAL, onde promoveu uma intensa programação com exposições, residências artísticas, conversas, oficinas e performances. Agora, com a mudança para um imóvel tombado, a galeria dá continuidade à sua proposta, explorando novas possibilidades de curadoria e ocupação do espaço na GAL Cidade Jardim.

Com a nova sede, a galeria segue fortalecendo sua atuação como um espaço dinâmico e acessível, aproximando artistas, colecionadores e público. “Nossa programação continuará múltipla e aberta a experimentações. Seguimos acreditando que a arte deve ser um campo de liberdade e de novas possibilidades”, destaca Laura.

Desde sua fundação, a GAL produz pôsteres colecionáveis de cada exposição realizada, um material gráfico pensado como extensão das mostras e como forma de circulação da arte para além do espaço expositivo.

A GAL também tem se destacado por suas colaborações com instituições culturais e espaços comerciais, expandindo a presença da arte contemporânea em diferentes circuitos. Entre 2018 e 2025, realizou mostras em parceria com a Fundação Clóvis Salgado, Museu Mineiro, Centro Cultural Sesiminas, Casa AQ, A Central, Lider Interiores, Sumisura Casa Restaurante do Ano, Mama Cadela e Zuzunely, além de participar de feiras de arte no Brasil e no exterior.

inauguração acontece no dia 24 de março, das 17h às 21h, na Rua Sinval de Sá, 586, 2º Andar, Cidade Jardim, em Belo Horizonte. A entrada é gratuita e aberta ao público. Depois, visitação mediante agendamento 31 99370-8998 / info@gal.art.br.

Divulgação