Não faz muito que uma onda vinda lá do outro lado do mundo tem tomado nossas telas com seus grupos musicais e dancinhas coreografadas no TikTok, seus teledramas, as Doramas, na Netflix, rostos de influencers reluzindo no feed do Instagram, após testar o último lançamento do skincare “Made in Korea”.
Um fenômeno que vai da música às novelas e a indústria da beleza, a Coreia que exporta sua cativante cultura tem atraído a curiosidade do mundo todo.

Seul
Na capital do país, Seul, arranha-céus modernos e edifícios futuristas como o Dongdaemun Design Plaza – um projeto de Zaha Hadid que mistura de museu, centro de convenções e casa de criadores – contrastam com palácios imperiais, templos budistas, mercados de rua centenários e as “hanoks”, residências tradicionais preservadas no distrito de Jongno.
Patrimônio Cultural Mundial da UNESCO, o Palácio Changdeokgung serviu de morada para os membros da Dinastia Joseon entre os séculos 14 e 20, com suas mais de 7 mil acomodações e o encantador Jardim Secreto, com lagos e árvores centenárias. O local é visita obrigatória para aprender sobre a história monárquica da Coreia, regida sob duas dinastias ao largo de quase dez séculos.
Seul é conectada por um eficiente sistema de transporte, onde se consegue chegar facilmente em seus bairros. Talvez o mais famoso deles, Gangnam foi tema da música mais tocada nas duas últimas décadas, recorde em streamings no Youtube, “Gangnan Style”, do cantor PSY.

“kimchi”, conserva fermentada de repolho.
O bairro também respira glamour: uma concentração de gente jovem e bem vestida caminhando por entre megalojas de grife, gravadoras de K-pop, cafés graciosos e karaokês. Não deixe de conferir a Livraria Starfield, que se tornou um ponto turístico pelo design e iluminação.
Ainda em Gangnam, em frente ao Parque Dosan, está o belíssimo spa da Sulwhasoo, a marca mais celebrada de cosméticos da Coreia cujos produtos carregam ativos do ginseng, uma raíz medicinal que auxilia na disposição física e mental.
E falando em saúde, os coreanos levam tão a sério os cuidados com o bem-estar e a beleza, que seus produtos se tornaram um fenômeno global: há cremes e sérums rejuvenescedores, ampolas e máscaras para literalmente tudo. O melhor lugar para encontrar esta imensa variedade a precinhos irresistíveis é na Olive Young, a mais famosa rede de perfumaria da Coreia.
Em Myeongdong fica a flagship store deles, com dois andares de prateleiras a perder de vista, e promoções daquelas compre um, leve dois.
Esta região é também salpiada de opções gastronômicas, quase sempre de restaurantes locais e casas de churrasco: a mesa coreana, aliás, é bastante colorida, centrada em legumes cozidos ou grelhados junto a um tipo de carne.
O “kimchi” – uma conserva fermentada, geralmente de repolho ou acelga, mas há quase 200 tipos – é um ícone e não falta como acompanhamento de qualquer prato. Outra receita imperdível é o “bibimbap”, um arroz ao estilo “mexidão”, com ovos, legumes e carne.

FOTOS DIVULGAÇÃO/KOREAN TOURISM ORGANIZATION