A cadeia de suprimentos envolve diversas etapas e tecnologias para garantir a entrega eficiente e segura — inclusive na Black Friday
O comércio eletrônico revolucionou a forma como consumimos produtos, tornando a compra online uma experiência prática e, muitas vezes, até mais barata. Durante a pandemia, em 2021, as compras pela internet atingiram um faturamento recorde de R$ 161 bilhões, segundo a Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro. Este ano, a expectativa é ainda maior, com faturamento estimado de R$ 185,7 bilhões podendo chegar a R$ 232 bilhões em 2026, aponta a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Por trás de tanta demanda, existe uma complexa cadeia de serviços. Após a aprovação do pagamento, o passo seguinte envolve a preparação do pedido pela loja. Os produtos escolhidos são retirados do estoque, embalados de forma segura e etiquetados para envio. Essa etapa é fundamental para garantir que os produtos cheguem em perfeito estado nas mãos do consumidor.
Após a aprovação do pagamento, o passo seguinte envolve a preparação do pedido pela loja. Os produtos escolhidos são retirados do estoque, embalados de forma segura e etiquetados para envio. Essa etapa é fundamental para garantir que os produtos cheguem em perfeito estado nas mãos do consumidor.
Em seguida, entra em cena o setor de logística, um dos pilares mais importantes do comércio eletrônico. “Somos responsáveis pela gestão e transporte dos produtos desde o centro de distribuição até o consumidor final. Isso inclui a escolha do meio de transporte mais eficiente , o rastreamento dos produtos em tempo real e o gerenciamento para atender os prazos dos pedidos. Tudo isso, avaliando cada operação como única”, diz Clóvis Severino, diretor comercial da Solistica, maior operadora logística com soluções 3PL da América Latina.
Depois que o pedido está pronto, os operadores logísticos coletam os itens e os levam para centros de distribuição regionais ou diretamente para transportadoras, responsáveis por encaminhar os produtos até o consumidor. Trata-se do estágio mais complexo, pois envolve sistemas de rastreamento e gerenciamento de estoque, permitindo que cada passo da jornada seja acompanhado em tempo real. Isso viabiliza que tanto os vendedores quanto os consumidores saibam exatamente onde seus produtos estão, a qualquer momento — e mostrando o papel fundamental da tecnologia no caminho.
Black Friday 2023
À medida que a Black Friday se aproxima, a pressão sobre o setor de logística aumenta exponencialmente. As empresas de transporte têm que lidar com um volume de entregas muito maior do que o habitual, e a logística se torna ainda mais desafiadora. É por isso que muitas empresas começam a se preparar com antecedência, otimizando seus processos, contratando pessoal temporário e investindo em treinamento para atender a alta demanda com a mesma qualidade.
“A eficiência de cada etapa de serviços, com influência direta das tecnologias e inovações, permite que a logística e a distribuição sejam realizados com excelência, inclusive em datas de alta demanda como a Black Friday, mantendo a competitividade e alcance a lucratividade. Todos os participantes dessa cadeia de suprimentos — fornecedores, produtores e agentes de logística e transporte — devem ter o objetivo de entregar as mercadorias dentro do prazo estabelecido”, explica o diretor comercial da Solistica.
Clóvis reafirma o papel central da logística no bom desempenho do e-commerce, tanto nos números atuais quanto nas projeções para os próximos anos. “Mesmo sendo um processo complexo que envolve muitas etapas, a compra online faz parte do dia a dia dos consumidores, e trabalhar para oferecer um serviço eficiente é fundamental, inclusive em grandes eventos”, conclui.