Notícias

Dedicação de corpo e alma à arte da Cerâmica

TEXTO DE SIMONE VON RANDOW
EDITOR ANTÔNIO CLARET GUERRA

O ato de “moldar o barro” carrega em si um simbolismo que remete a tempos míticos: o  gesto sagrado, de, com as mãos, dar vida e forma à matéria. Revela também algo  essencialmente humano: a criação dos primeiros objetos e ferramentas por nossos antepassados.  A  arte em cerâmica é uma prática presente em todas as civilizações: das placas cerâmicas escrita pelos sumérios ao  design contemporâneo. 

A artista Bernadette Santiago em seu ateliê

Bernadette Santiago é  artista plástica que inseriu o seu fazer artístico nessa tradição – arte em cerâmica – e a ela têm se dedicado há mais de 30 anos. Graduou-se em Psicologia e Decoração de Interiores pela FUMA. É também pós graduada em Ensino e Pesquisa em Arte e Cultura pela Escola Guignard. 

Seu depoimento revela-nos uma artista tomada pelo entusiasmo do aprendizado contínuo: “passei por vários processos de criação – pintura, xilogravura, desenho. Mas de todas as artes, a que mais me encantou foi a cerâmica.”.  

A artista afirma que encontrou sua identidade artística na técnica do recorte das peças. O contraste entre luzes e sombras faz  surgir  a  exuberância das flores e das cores. Os recortes revelam uma estética tipicamente barroca: uma oposição a tudo o que parece ser estável ou linear e a  preferência pelo contraste, pelo traço dinâmico e vibrante.   

Bernadette Santiago mantêm seu atelier na cidade de Nova Lima, onde produz suas peças e ministra cursos livres e profissionalizantes: da iniciação ao aprimoramento técnico, em aulas coletivas e individuais. O Ateliê funciona de segunda a sábado e está  aberto a todos que queiram viver uma experiencia estimulante, terapêutica, criativa.  http://atelierbs.com.br/  

FOTOS ARQUIVO PESSOAL