POR: GAL BERNARDO
ENVIADA ESPECIAL DO JORNAL MG TURISMO E DA ABRAJET-MG
Ainda em Afonso Cláudio-ES, uma visita muito especial: Vale do Empoçado – 15 quilômetros de Turismo Rural. Os Guias explicam que “quando chove muito, o vale fica alagado, empoçado, o que nos faz aproveitar para plantar arroz, que é o melhor da região” – daí a origem do nome do Vale.
Enfim, lugar exuberante, um Vale de Beleza e Prosperidade, eu diria. A primeira parada foi no Sítio Quintas do Vale, onde proprietária Rita Senen Ronsetti produz 12 tipos de queijo, alguns com selo de premiação em concursos estaduais e que são comercializados na Cantina Mamma Itália, que ela administra com sabedoria no belíssimo sítio, onde ela recebe grupos de turistas semanalmente.
“Meu cantinho é um sonho realizado, morava em Minas Gerais, aprendi a produzir o Queijo Minas e decidimos, eu e meu marido, voltar para o Espírito Santo, primeiramente visando mais qualidade de vida. Deu no que deu!” – ressaltou Dona Rita, durante nosso tour no local de rara beleza.
Realmente uma boa escolha, já que a vida por aqui é um paraíso ecológico.
RECANTO DO LAGO
A segunda parada no Vale do Empoçado (Afonso Cláudio-ES) foi no Recanto do Lago, uma fazenda Centenária, preservada, cinematográfica, onde o turista degusta o famoso Café Especial Recanto Alto, produzido nas montanhas do Empoçado.
É um Café para turista nenhum botar defeito e ir embora com vontade de voltar muito em breve. Café com Paisagem, onde tudo o que vai à mesa é produzido na fazenda e região do empoçado.
Uma fartura à mesa: café, mel, pães e biscoitos caseiros, bolos de diversos sabores, pudim de arroz (aquele arroz do empoçado). O Café Especial agrega valor e sabor ao passeio.
A visita contou com a presença do Ebinho, Secretário de Turismo de Afonso Cláudio, que falou sobre a Rota Vale dos Empoçados: “Acreditamos no Turismo Rural de Aventura, com a prática do montanhismo.
Pretendemos mapear as trilhas e mais cinco rampas de voo livre, além de estrutura de hospedagem e serviços de alimentação”. E, ao final, acrescentou que “o Vale tem recebido escaladores de várias partes do País, a exemplo do Rio de Janeiro e Paraná”.
Para Ebinho, “o crescimento do Turismo de Aventura exige capacitação de Condutores de Ecoturismo, por isso estamos programando os cursos, como forma de fortalecer e alavancar o setor”.
FAZENDA CARNIELLI
No roteiro, cafés especiais, queijos e embutidos. Fabricação artesanal nesta que foi a primeira fazenda de Agroturismo do Brasil.
São produtos para momentos especiais e receitas gastronômicas. Tudo com indicação de Procedência e Prêmio de Cafés Especiais do Espírito Santo.
Visitas são permitidas o ano inteiro, acompanhadas de História Oral contada pelos donos da propriedade. Um deles, Lorenzo Carnielli, pertence à quarta geração da família, que já possui 140 anos na cultura do café.
Segundo ele, atualmente são sete tipos de cafés especiais, 12 tipos de queijos certificados, socol e várias outras novidades à disposição dos turistas na loja de conveniência da família e também na loja virtual.
Fazenda Carnielli não exporta café – “a qualidade é muita, a quantidade é pouca e objetivo é comercializar a produção para o turista brasileiro” – afirma Lorenzo Carnielli.