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Dia do Queijo é destaque no Alloro al Miramar

Restaurante reúne seleção de marcas de diferentes partes do Brasil e inova até na sobremesa

Na sexta-feira (20/01), feriadão de São Sebastião no Rio de Janeiro, é celebrado o Dia do Queijo. O produto é um dos derivados do leite mais consumidos no planeta, segundo a FIL/IDF (2020), única organização mundial do setor lácteo. No sofisticado restaurante italiano Alloro al Miramar, localizado no cinco estrelas Miramar Hotel by Windsor, em Copacabana, o ingrediente é estrela do cardápio do chef Michele Petenzi.

Burrata Tricolore – Alex Souto

“Acho que será o ano dos queijos brasileiros. Aqui no Alloro, procuro valorizar justamente os produtos nacionais. Posso destacar duas sobremesas: a tábua de queijos artesanais de diversas regiões do Brasil, acompanhada de compotas diversas, que é uma tradição na Itália, meu país de origem, mas incomum no Brasil. Além dela, o tirami-choux, que é uma massa choux com creme de tiramissu, gel, creme inglês de café e também preparado com o queijo mascarpone. É um tipo diferente, cremoso, ácido e bastante clássico e muita gente não sabe que é feito com queijo”, explica o chef Michele, natural da região da Lombardia.

Seleção de queijos – Alex Souto

No cardápio do Alloro al Miramar, o queijo também brilha em outros pratos: na entrada, a Burrata Tricolore (queijo burrata, geleia caseira de tomate, farofinha de bacon e rúcula) e entre os pratos quentes, o Cavatelli al Ragu di Agnello (cavatelli com ragu de cordeiro e queijo pecorino) e a Tagliata di Costata, Rucola e Parmigiano con Patate Novelle (ancho grelhado, rúcula e parmesão com batatas, alho e alecrim).

Tirami-choux (choux craquelin de cacau, creme de mascarpone, creme inglês de café) – Alex Souto

Sobre Michele Petenzi:

Michele Petenzi é PhD em Química pela Universidade de Pavia, mas, na gastronomia, é um autodidata. Sua paixão pelas panelas e por ingredientes frescos e naturais o levou a migrar dos laboratórios para a culinária. Iniciou sua trajetória na cozinha trabalhando como personal chef, oferecendo um sofisticado serviço de menu degustação diretamente nas casas dos clientes, dividindo-se entre Itália e França. Após algumas experiências em restaurantes, estagiou no Mirazur (França), restaurante 3 estrelas Michelin e eleito Melhor do Mundo pelo The World’s Best Restaurant 2019.

Em 2015, veio passar o carnaval no Rio de Janeiro e decidiu fincar raízes na cidade. No início, foi chef do restaurante Il Borgo del Conte, em Botafogo, além de ter atuado como chef consultor do conceituado Satyricon, em Ipanema, e do L’Ulivo Cucina e Vini, em Copacabana. Depois, assumiu a chefia da cozinha do Quadrifoglio, na Barra da Tijuca. No ano de 2020, participou da segunda temporada do reality Top Chef, da Record.

Serviço:

Restaurante Alloro al Miramar

Endereço – Avenida Atlântica, 3.668, Copacabana. Miramar Hotel by Windsor.

Tel: (21) 2195-6213.

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12h às 23h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h30.

Sobre a Rede Windsor Hoteis

Há 36 anos como referência no setor de turismo, a Rede Windsor possui 17 hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país, tem 15 unidades no Rio de Janeiro – entre Zona Sul, Barra da Tijuca e Centro –, além de duas unidades em Brasília.

A rede carioca conta ainda com o Centro de Convenções & Hotéis Windsor, o maior centro integrado de hotéis e eventos da capital fluminense, onde estão o Windsor Barra, Windsor Oceanico e o Windsor Tower, além do Centro de Convenções. O espaço tem 23 mil metros quadrados, 90 salões multiúsos, a maior plenária comporta até 2.500 pessoas, com capacidade de atender a um público flutuante de até sete mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em prestação de serviços de hospedagem, gastronomia e eventos, figura em premiações nacionais e internacionais.

Além disso, a Rede Windsor pretende investir em novas frentes que reforçam a sua solidez no mercado, assim como o cuidado com os hóspedes e com o aspecto social. Com esse posicionamento, a empresa reforça alguns dos seus principais valores, como excelência, sustentabilidade e solidariedade. E com o objetivo de atrair mais hóspedes e por acreditar em novas modalidades de comercialização, buscando sempre uma personalização no atendimento, a área de vendas da Rede Windsor adotou uma flexibilização nas tarifas das dos seus hotéis, disponibilizando valores das diárias com e sem café da manhã incluído.