Notícias

Dubai se torna o primeiro destino certificado para o autismo no hemisfério oriental

A designação marca um passo importante nos esforços da cidade para garantir experiências turísticas acessíveis para todos; A cidade recebeu o título do International Board of Credentialing and Continuing Education Standards; A certificação foi liderada pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai, como parte dos esforços contínuos da cidade para garantir a acessibilidade a todos os visitantes e residentes; As partes interessadas e os parceiros desempenharam um papel fundamental para garantir coletivamente uma experiência acessível em todos os pontos de contato;

Divulgação

Dubai ganhou oficialmente o reconhecimento como o primeiro Certified Autism Destination™ no Hemisfério Oriental – uma designação que ressalta um esforço em toda a cidade para tornar a proposta de turismo mais acessível e inclusiva para todos os residentes e visitantes. Esta conquista está alinhada com as principais prioridades da Agenda Econômica de Dubai, a D33, que defende o desenvolvimento de talentos, a inclusão social e a qualidade de vida, bem como o “Ano da Comunidade dos EAU”, que tem o objetivo de criar espaços inclusivos que incentivem a colaboração, um sentimento de pertencimento e experiências compartilhadas. 

A certificação foi concedida pelo International Board of Credentialing and Continuing Education Standards (IBCCES), reconhecido pela sua experiência em autismo e formação sensorial. A jornada para alcançar o estatuto de Certified Autism Destination™ foi liderada pelo Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET). Este marco foi possível graças aos esforços coletivos das principais partes interessadas e parceiros, que trabalharam em conjunto para melhorar a acessibilidade em todos os aspectos da experiência do visitante – desde o ecossistema da aviação, aos hotéis, atrações e transportes. As principais iniciativas incluíram programas abrangentes de formação do pessoal, apoio aos visitantes nas atrações, introdução de guias sensoriais e cordões ocultos para deficientes, a fim de garantir uma experiência perfeita e inclusiva para todos. Além disso, cada local certificado foi submetido a uma análise e recebeu guias sensoriais personalizados desenvolvidos pelo IBCCES como parte do processo. 

Atribuído pelo International Board of Credentialing and Continuing como parte do programa de certificação, o DET colaborou com o IBCCES para facilitar uma formação abrangente sobre autismo e sensibilização sensorial para a força de trabalho da cidade que lida com turistas. No centro desta conquista está a plataforma de formação online ‘Dubai Way’ desenvolvida pelo Dubai College of Tourism (DCT), parte do DET, para capacitar o pessoal com as competências e conhecimentos para proporcionar uma experiência mais inclusiva para as Pessoas Determinadas (pessoas com necessidades especiais ou deficiências). 

A DCT também continuou a oferecer o seu programa de Serviço Inclusivo – um curso de ritmo próprio que pode ser seguido na plataforma online Dubai Way. Ensina aos candidatos a melhor forma de atender e comunicar, com os módulos de formação, a apresentação de histórias reais, sessões interativas e vídeos, promovendo a empatia, compreensão e integrando a diversidade nas interações diárias com os visitantes.  

Em pouco mais de dois anos, a cidade alcançou os seguintes marcos:  

  • Mais de 70.000 pessoas receberam formação sobre autismo e sensibilização sensorial.  
  • Mais de 300 hotéis no âmbito do processo de formação e certificação, garantindo estadias confortáveis e inclusivas para hóspedes com autismo e sensibilidades sensoriais.  
  • Mais de 15 atrações obtiveram certificações do IBCCES, para além de praias e parques. 

Sua Excelência Issam Kazim, Diretor Executivo da Dubai Corporation for Tourism and Commerce Marketing (DCTCM), parte do Departamento de Economia e Turismo do Dubai (DET), afirmou: “A designação de Dubai como “Destino Certificado para Autismo” é um momento marcante na nossa jornada de acessibilidade, demonstrando um compromisso coletivo não só para desenvolver consistentemente as infraestruturas, mas também para melhorar as competências e os serviços em toda a cidade. Sob a orientação da nossa liderança visionária, estamos empenhados em elevar ainda mais a experiência de Dubai para todos os residentes e visitantes, tendo a acessibilidade como uma prioridade central. Este reconhecimento foi possível graças aos esforços constantes e ao apoio de todos os nossos parceiros, incluindo o IBCCES, o ecossistema da aviação, os hotéis e as atrações. Este reconhecimento representa também mais um passo importante para alcançar os objetivos da Agenda Econômica de Dubai D33, para consolidar ainda mais a posição como um destino global líder para negócios e lazer, e alinhada com as prioridades do ano da comunidade dos EAU. 

À medida que continuamos a inovar e a expandir as nossas ofertas, continuamos focados em fazer de Dubai a melhor cidade para visitar, viver e trabalhar – para todos. “Myron Pincomb, Presidente do Conselho de Administração e Diretor Executivo do IBCCES, afirmou: “Dubai eleva o nível do turismo acessível e o IBCCES tem a honra de apoiar esta iniciativa. Esta conquista representa um passo significativo para garantir que todos os visitantes, incluindo pessoas autistas e indivíduos com necessidades sensoriais, possam explorar e experimentar tudo o que o Dubai tem para oferecer com confiança e facilidade.” 

Dubai International (DXB), que em dezembro de 2023 foi reconhecido como o primeiro aeroporto internacional a receber a designação Certified Autism Center™, concluiu com sucesso a expansão do seu programa de formação sobre deficiência oculta e autismo inclusivo. Esta iniciativa equipou 45.000 funcionários – em toda a comunidade aeroportuária, incluindo parceiros e partes interessadas – com as habilidades para melhor apoiar deficiências ocultas, incluindo viajantes autistas e sensíveis aos sentidos que navegam tanto no Dubai International (DXB) quanto no Dubai World Central – Al Maktoum International (DWC). 

Paul Griffiths, Diretor Executivo dos Aeroportos do Dubai, afirmou: “Nos Aeroportos de Dubai, nos orgulhamos de apoiar o percurso de Dubai no sentido de se tornar um Destino Certificado para o Autismo. Como a primeira e última impressão da cidade para milhões de viajantes, assumimos a nossa responsabilidade de criar um ambiente acolhedor, acessível e inclusivo para todos. Este marco reflete o nosso compromisso inabalável de garantir que todos os hóspedes, independentemente das suas necessidades, desfrutem de uma experiência de viagem tranquila e solidária no DXB. Por meio da nossa comunidade oneDXB, continuamos a trabalhar em estreita colaboração com as nossas partes interessadas em todos os aeroportos para melhorar a acessibilidade, proporcionar formação especializada às equipes de primeira linha e conceber ambientes que apoiem as pessoas, incluindo as que têm deficiências ocultas, como o autismo. Como o aeroporto internacional mais movimentado do mundo, reconhecemos a importância de liderar pelo exemplo, e este marco reforça a nossa dedicação em tornar as viagens mais compassivas e centradas no ser humano para todos.” 

Durante vários anos, a Emirates tem estado numa jornada para se tornar oficialmente a primeira Autism Certified Airline™ do mundo, recebendo certificações para as suas áreas de check-in e treinando mais de 30.000 funcionários em terra e tripulação de cabine para apoiar os clientes autistas de uma infinidade de maneiras. 

Adel Al Redha, Vice-Presidente e Diretor de Operações da Emirates, afirmou: “A Emirates tem impulsionado o progresso em viagens acessíveis há vários anos, numa missão para tornar a experiência de viagem mais inclusiva. Em abril de 2024, a Emirates recebeu as Designações Certified Autism Center™ para as nossas instalações de Check In em Dubai, incluindo no nosso hub dedicado no Terminal 3 do Aeroporto Internacional do Dubai.  Um ano depois, somos a primeira companhia aérea certificada em autismo do mundo – com mais de 30.000 tripulantes de cabine e funcionários do aeroporto treinados para apoiar clientes com autismo. Estas realizações significativas ajudam a construir uma base sólida para que Dubai seja celebrado como o primeiro destino certificado para pessoas com autismo no hemisfério oriental – dando aos viajantes a confiança de que a sua viagem para a nossa cidade será apoiada. Continuamos a trabalhar lado a lado com o Departamento de Economia e Turismo do Dubai para criar mudanças duradouras, quebrar barreiras e sermos reconhecidos como um destino acessível líder mundial. Temos a responsabilidade social e profissional de facilitar a viagem dos nossos passageiros autistas”. 

O apoio de atrações e pontos de referência em toda a cidade também foi fundamental para alcançar a posição de Certified Autism Destination™. Um exemplo importante é a Expo City Dubai, designada como um Certified Autism Center™ em dezembro de 2024, após um extenso processo de treinamento para sua equipe voltada para os visitantes sobre a melhor forma de apoiar visitantes autistas e sensíveis aos sentidos. 

Marjan Faraidooni, chefe de educação e cultura e diretor de recursos humanos da Expo City Dubai, disse: “Ao se tornar um Certified Autism Destination™, Dubai demonstra o potencial para ter sucesso – e prosperar – em viagens e turismo quando a acessibilidade e a inclusão são priorizadas, garantindo que todos tenham a oportunidade de experimentar tudo o que Dubai tem a oferecer. A Expo City Dubai se orgulha de ter contribuído para este esforço em toda a cidade. Tornar-se um Certified Autism Center™ em 2024 foi um marco na nossa estratégia centrada nas pessoas para criar uma cultura e um ambiente inclusivos para todos os que visitam, vivem e trabalham na Expo City, e estamos ansiosos por mais colaborações e histórias de sucesso à medida que avançamos nesta jornada.” 

A Dubai Holding Entertainment, que oferece uma gama de opções de lazer e entretenimento no Dubai, tem uma série de atrações que obtiveram o estatuto de Certified Autism Center™, incluindo o Motiongate Dubai e o The Green Planet. O grupo delineou uma série de planos para que mais dos seus destinos obtenham a certificação.  

Alanood Al Hashemi, Vice-Presidente de Cultura e Impacto Organizacional da Dubai Holding Entertainment, afirmou: “Estamos orgulhosos da contribuição de Dubai Holding Entertainment para o reconhecimento enquanto Destino Certificado para o Autismo. Estamos empenhados em fazer esforços contínuos para garantir que os nossos parques sejam acessíveis e apreciados pelo maior número possível de pessoas, quer sejam residentes no Dubai ou turistas. Estamos ansiosos por receber famílias de todo o mundo para experimentar os nossos espaços de entretenimento excepcionais e inclusivos aqui no Dubai.” 

Para apoiar ainda mais os esforços de inclusão, todos os locais certificados no Dubai estão a ser apresentados no aplicativo de acessibilidade do IBCCES, que pode ser baixado gratuitamente. É possível encontrar orientações em tempo real sobre destinos certificados, espaços “amigos dos sentidos” e recomendações personalizadas. 

Para obter mais informações sobre acessibilidade de viagens no Dubai, visite: visitdubai.com/accessibility