Academia Brasileira de Eventos e Turismo reconhece trabalho de empresária na véspera do Festuris
A trajetória profissional de Marta Rossi no setor de turismo, foi reconhecida novamente, desta vez com a Medalha de Mérito da Academia Brasileira de Eventos e Turismo. Em cerimônia carregada de simbolismos e emoção, a homenagem ocorreu na noite desta quarta-feira (8), no plenário da Câmara de Vereadores de Gramado, e foi entregue pelo presidente da entidade, o jornalista Sérgio Junqueira.
O presidente da academia lembrou o esforço de Marta e sua sócia Silvia Zorzanello para divulgar o evento em todo o Brasil, na década de 90, participando de feiras e realizando ações para divulgar o evento. Lembrou que Marta é a primeira mulher homenageada pela academia e a única pessoa fora do eixo Rio São Paulo a receber esta medalha.
Em nome dos Acadêmicos, Milton Zuanazzi traçou uma relação entre o povoamento do Rio Grande do Sul, especialmente da Serra Gaúcha, com a vida da família de Marta Rossi. Ele citou que os pais dela, Otávio e Anita, saíram na localidade de Linha Morro Agudo, interior de Gramado, para se estabelecer com o Café Cacique no centro de Gramado. Mais tarde criaram o Hotel Vovó Carolina. “Foi este empreendedorismo que Marta herdou e carrega até hoje”, comentou. Milton citou, ainda, a eleição de Marta como princesa de uma das Festas das Hortênsias “demonstrando ali o seu esforço para contribuir com a sua cidade”. Milton ocupa a cadeira 36 na Academia, que tem Sílvia Zorzanello como patrona.
Após a saudação, agradecimentos, e destacar a sua trajetória, Marta Rossi disse: “Sou plural, não sei caminhar sozinha e acredito, profundamente, na força da diversidade para alçar vôo. O homem é um ser social, não é uma ilha, precisa da troca e do afeto para transformar”.
A empresária fez uma relação entre a sua trajetória e a da cidade de Gramado. “Nasci em uma cidade que, já nos seus primórdios, aprendeu a dar voz de fala para todos, entendeu que parceria público privada deveria ser alinhada e que o turismo só seria bom para os visitantes, se fosse bom para seu povo, uma receita que deu certo”. Citou o exemplo dos pais, Otávio e Anita (falecidos recentemente) na construção dos seus valores pessoais e profissionais. “É um privilégio ser a primeira mulher a receber a medalha entre os 9 já homenageados. Esse reconhecimento é uma conquista e uma homenagem, não apenas para mim, mas para todas as mulheres empreendedoras do turismo. recebo como um aplauso ao potencial ilimitado das mulheres no setor”.
HONRARIAS JÁ ENTREGUES
A Academia, por meio das indicações do seu Colégio Acadêmico, já outorgou medalhas do mérito acadêmico para personalidades como o ministro Walfrido dos Mares Guia (2013), o reitor Gabriel Rodrigues (2014), o presidente Fernando Henrique Cardoso (2015), o publicitário Nizan Guanaes (2016), o empreendedor Ozires Silva (2017), o empresário Armindo Dias (2018), o criativo Danilo dos Santos Miranda (2019), o empreendedor cultural Roberto Medina (2020) e o promotor de eventos José Victor Oliva (2021).
MARTA ROSSI
Em 1989, Marta deixou uma carreira sólida na hotelaria para associar-se com a amiga e também hoteleira, Silvia Zorzanello, para criar uma empresa organizadora de eventos. Assim, em outubro daquele ano, nasceu o Festival Nacional de Turismo de Gramado, hoje o consagrado Festuris. Com visão empreendedora, criou, desenvolveu ações nas áreas de turismo, eventos e cultura que elevaram o nome de Gramado e do Rio Grande do Sul no Brasil e no exterior.