Notícias

Em Beaune, a melhor mostarda do mundo

O centro histórico é muito bonito, perfeito. A Place de la Halle é a principal, onde acontece às quartas e aos sábados uma feirinha bem interessante com produtos locais. A principal atração da cidade são o Hospices de Beaune, o Musée de l’Hôtel Dieu, um hospital fundado em 1443, até hoje conservado, e os templos.

Plantações de mostarda nos arredores de Lyon

A Basílica of Our Lady, uma das últimas igrejas românicas da Borgonha, cuja construção começou em meados do século XII, no modelo “clunysien”, e concluída no início do século XIII.

A igreja Saint-Nicolas de Beaune, situada fora das muralhas, também românica do século XIII, com o pináculo de tufo da torre sineira acrescentado no século XV. Você poderá observar os telhados policromados do casario. Eles fazem a diferença na paisagem típica da Borgonha, dando um colorido belíssimo.

Ainda temos a Place Carnot, com seu carrossel no centro, além da lojinha Mulot & Petitjean. Anualmente acontece o famoso leilão do Hospices de Beaune, onde aglomeram inúmeros enólogos, sommeliers e enófilos para participar do evento de caridade. A cidade recebe mais de 1 milhão de turistas por ano.

Mostarda

Existem vários especialistas de turismo em Beaune. Uma guia por excelência é a jovem senhora Aline de Borgonha. A enóloga é brasileira, mora há décadas perto de Beaune, casada com um francês, também enólogo, e duas filhas. Quando lá estivemos, fizemos duas degustações.

Pela manhã, rumo ao norte, dá para fazer duas degustações e passar por vários vinhedos e vilarejos já citados. A primeira degustação deve ser na vinícola Château Corton, Caveau de dégustation. Você pode degustar vinhos sensacionais como o Monthélie 2018, o Corton Grande Cru, 2019, o Volnay, 2019, o Aloxe-Corton 1º CRU, 2017, o Meursault.

Uma foi na vinícola Domaines Bertagna, com os vinhos Domaine Bertagna Bourgogne (chardonay), o Domanine Bertagna Vougeot Premier Cru, o Domaine Bertagna Vieux Marc de Bourgogne, tintos.

Você pode visitar Volnay, Pommard e Meursault, uma cidade encantadora, onde se pode almoçar/jantar em restaurantes de alta cozinh, como o restaurante Les Arts do Hotel Terrasse Ombracée, na praça principal ao lado dos belos prédios, notadamente os da igreja e da prefeitura.

Saboreia-se deliciosos pratos típicos de primeiríssimo sabor, uma cozinha nota 10, e bebericar o agradável tinto Bourgogne Hautes Côtes de Beaune, safra 2022. O digestivo, um incrível l’Abricot, de receita local, deve ser saboreado no também agradável Bar Restaurante do Hotel du Centre, que fica em frente ao Les Arts.

Em Beaune está a famosíssima fábrica de mostarda Dijon. Espetacular. De todos os sabores, e únicos, há fila para comprar os produtos de alta qualidade, da variedade de mostarda forte, muito usada na culinária francesa, feita a partir de grãos de mostarda, vinagre, sal e ácido cítrico, na casa de exposição dos produtos da melhor fabricação de mostarda do mundo, que fica perto da fábrica.

Ir a Beaune e a Dijon e não trazer ou experimentar a “Mostarda de Dijon”, é a “mesma coisa que ir a Roma e não ver o papa”! Claro! Sem falar de degustar os excelentes vinhos, pois isso é uma praxe inabalável.Passear pela medieval Beaune é fotografar com os olhos a magia do lugar e se manter no aconchego de sua história e de sua hospitalidade. O habitante da Borgonha é gentil e hospitaleiro. Vá depressa, e boa viagem!