Iniciativa promove apoio mútuo entre autores de todos os gêneros literários@ClubeDeEscritoresBH
Novidade na cena literária mineira, o Clube de Escritores de Belo Horizonte se reúne, um sábado por mês, em cafés da capital mineira. Criado a partir da necessidade de movimentar o circuito local, o coletivo chamou atenção nacional e, nos encontros online, chega a receber até mesmo autores de outros estados.
Bianca Pontes, membro-fundadora do Clube e autora do romance insólito Értom, conta que a ideia surgiu ao conhecer outra escritora, Monique de Magalhães, em um evento literário na cidade de São Paulo.
“Fiquei surpresa quando descobri que Monique não apenas era de Belo Horizonte, mas, assim como eu, também morava na região da Pampulha”, ela conta divertida. “Pensei: como é possível duas autoras, que poderiam estar se ajudando em BH, se conhecerem só em São Paulo?”
Dias depois, quando as autoras assistiam à uma palestra do escritor Emanoel Ferreira em um evento promovido pelo Potter Club BH, um dos mais importantes fã-clubes do universo de Harry Potter no Brasil, a ideia de criar o coletivo ganhou uma nova adesão.
“Aceitei o convite imediatamente”, conta Emanoel, escritor que venceu o Prêmio Geek de Literatura, da Amazon, em 2021, e o Prêmio Conceição Evaristo de Literatura Afrofuturista, do Ministério da Cultura e Fundação Palmares, no ano de 2023. “Em São Paulo (sempre São Paulo!), eu vivia dizendo aos colegas paulistanos como eles eram privilegiados por estarem numa cidade onde quantidade incontável de escritores, editores, livreiros e outros profissionais do livro compõem uma verdadeira comunidade. Vi, na gentileza do convite da Bianca Pontes e da Monique de Magalhães, e oportunidade de contribuir para que algo parecido acontecesse na nossa região.”
Reuniões online recebem atenção de outros estados
Ao passo em que o Clube de Escritores de Belo Horizonte se reúne, presencialmente, uma vez ao mês, o coletivo também faz encontros online. A necessidade surgiu em razão do interesse de autores residentes em outros locais do Brasil.
“Nos encontros virtuais, discutimos técnicas de escrita, dividimos nossos trabalhos atuais e compartilhamos aprendizados”, explica Monique de Magalhães, autora de Tempo de Isolamento e Linha da Vida: A costura dos nós. “Todo mundo é bem-vindo, é só chegar. Nós divulgamos tudo, antecipadamente, em nosso perfil no Instagram: @ClubeDeEscritoresBH”.
Emanoel Ferreira destaca que não é necessário ter publicado um livro para participar do clube:
“A escritora ou escritor é aquele que escreve e ponto. Não importa se poesias, romances, crônicas… Não importa se romântico, fantasia ou experimental. No Clube, nós reunimos gente que ama a escrita e que quer conversar sobre ela com outras escritoras e escritores”, enfatiza o autor de A Polícia Secreta para Crimes Mágicos (Ed. Pipoca & Nanquim).
Como participar do Clube?
Segundo Bianca Pontes, o interessado em integrar o Clube de Escritores de Belo Horizonte só precisa acessar o perfil do coletivo no Instagram e ficar atento às divulgações sobre data, hora e local dos próximos encontros.
“Nós também temos um grupo de avisos no WhatsApp, onde repetimos as informações e liberamos o link dos encontros virtuais”, explica a autora. “Os encontros, tanto presenciais quanto online, sempre acontecem aos sábados.”