Intenção é aproveitar a presença dos gestores em Brasília para mostrar como o turismo contribui para gerar desenvolvimento, emprego e renda nos destinos. Abertura do evento contou com a presença do presidente Lula
![](https://mgturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/unnamed-1-16-1024x682.jpg)
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou, nesta terça-feira (11), da abertura oficial do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, que acontece em Brasília (DF) até a próxima quinta-feira (13). A solenidade aconteceu no auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente, Geraldo Alckmin, dos presidentes da Câmara e do Senado, Hugo Motta e Davi Alcolumbre, e de ministros e outras autoridades.
No evento, Freixo afirmou que abrirá a Embratur para receber os representantes dos municípios para debater a promoção internacional de destinos. O objetivo é mostrar para os gestores como o turismo funciona como ferramenta de desenvolvimento, geração de emprego e renda, com fortalecimento do setor de serviços nas cidades.
“São mais de 3,5 mil prefeitos e prefeitas aqui em Brasília. O presidente Lula, que foi o presidente que melhor governou o Brasil junto com as cidades e com os chefes dos executivos municipais, abriu esse encontro. São três dias de evento. Nós vamos abrir a Embratur para receber diversos prefeitos e oferecer todas as oportunidades que a Agência tem de desenvolver o turismo em cada um dos municípios”, explicou Freixo.
“O Brasil é muito grande, muito diverso, e é assim que se desenvolve a democracia, com diálogo. Não importa se o prefeito é de direita, é de esquerda, o Governo Lula dialoga com todo mundo e faz o Brasil crescer. E o trabalho da Embratur, como não poderia ser diferente, segue na mesma linha. Como a gente costuma dizer, quando o turismo ganha, todo mundo ganha. E é pra isso que a gente está trabalhando”, completou o presidente da Agência.
Na abertura do evento, o presidente Lula ressaltou a importância das prefeituras e das cidades para o desenvolvimento do país e reforçou o compromisso de manter o diálogo com os chefes de executivos municipais, independente de partidos.
“O que queremos é estabelecer com vocês uma relação altamente civilizada. Não haverá hipótese de que um banco como o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, o BNB, o Basa ou o BNDES deixe de atender os interesses de um governador, de uma cidade, por questão ideológica”, afirmou o presidente Lula.
Na sede da Embratur
Durante a tarde, Marcelo Freixo participou de duas reuniões, com o prefeito de Paraty (RJ), Zezé Porto, e com o secretário de Turismo de Búzios (RJ), Thomas Weber, para discutir a promoção internacional dos municípios do litoral fluminense. Também participaram dos dois encontros o gerente de Inteligência de Dados da Agência, Fábio Montanheiro, a coordenadora de Assuntos Estratégicos, Kátia Bitencourt, e a coordenadora de Articulação com o Trade Nacional, Carina Câmara.
A pauta, em ambos os casos, abordou a importância da conectividade aérea para os municípios, a geração e apuração dos dados turísticos das localidades e quais ferramentas de promoção internacional mais se adequam a cada realidade.
No caso de Búzios, o secretário ressaltou a presença massiva de turistas chilenos e argentinos na cidade e a promoção integrada com outros destinos próximos. E no encontro seguinte, com o prefeito de Paraty, os presentes destacaram a importância do município participar das feiras internacionais para fortalecer a presença da cidade no mercado internacional.