Na cidade de Gramado (RS), Celso Sabino destacou parcerias com estados, municípios e a Embratur por avanços, como a promoção do Salão Nacional do Turismo. Titular do MTur também visitou obra que conta com recursos do órgão e esteve no Festuris
Uma reunião com integrantes do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) deu a largada, nesta sexta-feira (10.11), ao segundo dia de agenda do ministro do Turismo, Celso Sabino, na cidade de Gramado (RS).
Na ocasião, o titular da Pasta defendeu esforços conjuntos por avanços no setor, a partir do trabalho integrado do governo federal e da Embratur junto às Unidades da Federação e aos municípios.
O ministro Celso Sabino reforçou o convite para que todos os estados e o Distrito Federal participem do Salão Nacional do Turismo, que será realizado de 15 a 17 de dezembro, em Brasília (DF).
“Lá, teremos a força total dos atrativos turísticos das nossas principais cidades. Vamos ter muita coisa boa acontecendo até 15 de dezembro”, comentou o ministro, citando, por exemplo, a abertura, no Rio de Janeiro, de um escritório da Organização Mundial do Turismo (OMT).
O ministro do Turismo também manifestou otimismo quanto ao desenvolvimento da atividade turística no Brasil.
“No próximo ano, esse país já vai começar a experimentar o que é a bonança de ser um grande atrativo, de ser um grande recebedor de turistas no mundo. Estamos juntos, isso aqui é um trabalho em construção”, acrescentou Celso Sabino. O gestor da Pasta também enfatizou a importância da cooperação entre o MTur e os secretários estaduais e municipais de Turismo.
Na reunião desta sexta-feira, integrantes do Fornatur apontaram a meta de dobrar a participação do turismo na economia brasileira.
“Estou muito esperançoso com 2024. Para quem esteve na pandemia, acho que o turismo está muito maduro, muito fortalecido. O turismo cresceu e está crescendo politicamente, que era uma fragilidade que nós tínhamos. Estamos discutindo pautas importantíssimas”, comentou o presidente do Fórum, Fabrício Amaral.
ESTRUTURAÇÃO – A agenda do ministro Celso Sabino em Gramado também incluiu uma visita técnica às obras de pavimentação do acesso ao roteiro “O Quatrilho”, uma das atrações regionais, que dispõe de R$ 6,1 milhões do MTur.
O prefeito do município, Nestor Tissot, agradeceu o apoio do governo federal à estruturação de atrativos turísticos.
“Essa estrada vai ligar ao município vizinho de Santa Maria do Herval e vai possibilitar negócios turísticos e uma variedade de outros negócios ao longo dessa rodovia, com mais segurança e qualidade de vida para a nossa gente que mora e produz aqui”, declarou Tissot.
O ministro do Turismo conheceu, ainda, o pavilhão de Gramado onde acontecem os espetáculos do Natal Luz e outras importantes feiras da cidade.
FESTURIS – Celso Sabino também percorreu estandes do 35º Festival de Turismo de Gramado (Festuris), que conta com um espaço institucional do MTur para a divulgação de ações do órgão.
As iniciativas da Pasta envolvem o Programa Conheça o Brasil: Voando e Conheça o Brasil: Realiza, lançados recentemente para ampliar a conectividade aérea e facilitar a oferta de crédito para viagens. Haverá ainda a apresentação de cartilhas atualizadas do MTur que orientam o adequado atendimento a turistas LGBTQIA+, idosos e com deficiência.
Crédito da foto: Pixabay