Notícias

Em Lisboa, Ritz Four Seasons efetua ampla e moderna renovação

POR: ANTÔNIO CLARET GUERRA E SUELY CALAIS GUERRA
ENVIADOS ESPECIAIS A LISBOA, VIA TAP AIR PORTUGAL

Muito mais do que um comunicado de uma “renovação de quartos”, esta é uma história admirável que começou em 1959, quando o hotel abriu as suas portas. “Já recebemos hóspedes dos quatro cantos do mundo, em que muitos deles a regressarem uma e outra vez, ano após ano” refere Guilherme Costa, Director Geral do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa. “Dada a actual situação de pandemia decorrente da COVID-19, pensámos que este seria o momento ideal para avançar com a tão esperada visão futura para este hotel”.

Quando o conceituado atelier de Arquitectura Português – OITOEMPONTO – foi encarregado em 2019 de dar uma nova vida aos quartos e suites do Hotel, a dupla de designers Artur Miranda e Jacques Bec resistiu à ideia de ‘modernizar’ o clássico Hotel. Fotos antigas trouxeram memórias de estadias anteriores de Artur no icónico Ritz, uma experiência que ele não queria privar aos novos hóspedes. Juntos, começaram a repensar o “passado para o presente”, embarcando numa jornada para fazer evoluir as raízes do Hotel – em estilo e substância, estética e ambiente – para os hóspedes do século XXI.

“Foi fascinante mergulhar na história do Hotel – e perceber que sua essência não mudou muito em 60 anos”, conta Artur. “Não é apenas uma peça emblemática da arquitectura em Portugal dos anos 1950, mas que também se mantém na vanguarda criativa do encontro do clássico com a contemporaneo. O Hotel sempre foi muito seguro de si, por isso não é surpresa que tenha definido os parâmetros para a sua própria modernização visionária e vintage”.

Crédito das fotos: Divulgação