Uma das patrocinadoras do evento, que acontece neste final de semana, a Agência exibirá o vídeo-manifesto “Afroturismo: Um resgate do que um dia tentaram apagar”
A Embratur patrocina um dos festivais mais importantes para a cultura negra no país: o Afropunk, que acontece nos dias 9 e 10 de novembro em Salvador (BA). Além de participar da programação que engloba debates, shows e seminários, a Agência levará o afroturismo – um dos principais eixos desta gestão – e o vídeo-manifesto “Afroturismo: Um resgate do que um dia tentaram apagar”, no qual a religiosidade, a capoeira, a cultura, a gastronomia e os saberes afros são celebrados.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estar presente no Afropunk 2024 significa reforçar, ainda mais, a importância do afroturismo para promover o resgate das histórias negras apagadas, aumentando a autoestima e o poder econômico dessas pessoas.
“Pelo afroturismo, mostramos que o Brasil é diverso. É um segmento que representa uma identidade nacional e, nesse sentido, desde o primeiro momento, a gente buscou o afroturismo como uma peça central na nossa gestão, pois é gerador de emprego e renda e tem atraído, cada vez mais, o interesse do turista internacional”, comentou.
A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, afirma que o afroturismo não é apenas um segmento. Ela comenta como o festival dialoga com a Agência.
“O Festival Afropunk é um evento internacional feito em vários locais do mundo e que atrai uma comunidade diversa com muita inclusão, dialoga com sustentabilidade, com ESG, que é prioridade da Embratur”, afirmou sobre a quarta edição do evento realizada no Brasil.
Dentro da programação do Afropunk 2024, que será realizado no Parque de Exposições de Salvador, estão shows com grandes nomes da música negra nacional e internacional, seminários e debates, além de ações ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança).