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Embratur e Belotur discutem ferramentas de promoção internacional para a capital mineira

Presidente da Agência, Marcelo Freixo se reuniu com a presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte para debater estratégias para fortalecer o turismo internacional na cidade

Reunião ocorreu na sede da Embratur, em Brasília (Fotos: Pércio Campos/Embratur)

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com a presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Bárbara Menucci, para debater a promoção internacional da capital de Minas Gerais. No encontro, a gestora fez uma apresentação das experiências turísticas consolidadas da cidade, como o Carnaval de blocos e o Arraial, competição de quadrilhas que acontece no fim de julho, após as festas juninas da região.
 

O encontro aconteceu na sede da Embratur, na tarde desta segunda-feira (26). Além de Freixo e de Bárbara, participaram da reunião o gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa, a coordenadora de Parceria e Desenvolvimento de Mercado, Carina Camara, e a coordenadora de Sustentabilidade da Agência, Marina Barki.
 

Entre as alternativas aventadas pelo grupo para a promoção internacional mais adequada para BH estão as press trips – que são ações focadas em comunicadores convidados para conhecerem um destino e, posteriormente, divulgarem os serviços e atrações do destino nos respectivos sites, e outros canais de comunicação –, e a realização de viagens de familiarização com operadores de turismo internacionais (famtours), que conhecerão o destino para vendê-lo em seus países de origem.
 

Bárbara também pediu ajuda para encontrar financiadores para as atividades turísticas belorizontinas e discutiu a possibilidade de parcerias em ESG entre a Embratur e a Belotur. ESG é a sigla para Environmental, Social, and Governance, ou Ambiental, Social e Governança, que são práticas sustentáveis relacionadas ao meio ambiente e ao ambiente de trabalho, impacto social e mudanças nas estruturas e práticas de governança corporativa da organização.
 

Destinos diversos
Belo Horizonte é uma das cidades turísticas no radar da Embratur para a diversificação dos destinos turísticos na promoção do Brasil no exterior. Em fevereiro, a Agência e o Sebrae promoveram uma press trip com jornalistas argentinos e chilenos, que puderam conhecer o carnaval belorizontino, além de outros destinos de Minas, como Ouro Preto e o Instituto Inhotim, em Brumadinho.

Marcelo Freixo destacou que BH é um destino importante para a promoção do Brasil no exterior. “Belo Horizonte é uma das protagonista nessa estratégia da Embratur de diversificar os destinos brasileiros lá fora. É uma cidade acolhedora e que tem gastronomia, ecoturismo, cultura e muito a oferecer. Além disso, Minas Gerais é um estado muito diverso e em uma posição estratégica, que pode levar os turistas internacionais para muitas outras regiões do país”, disse.
 

A presidente da Belotur, por sua vez, destacou que a capital mineira vive um bom momento para o turismo, com investimento em infraestrutura e aperfeiçoando processos para que as festividades também sejam carbono zero. “Belo Horizonte está se sobressaindo muito como cidade turística. E a Belotur é uma empresa que tem uma transversalidade e uma ligação muito forte com a cultura. Buscamos uma amplitude maior como cidade turística”, afirmou.
 

Em 2023, Belo Horizonte foi a 11ª cidade no Brasil que mais recebeu estrangeiros. Foram 38.526 do total de quase 6 milhões. O número é 78% maior que o registrado em 2022. Dos visitantes estrangeiros na capital mineira, 24% foram de Portugal, 23% dos Estados Unidos, 17% da Colômbia, 6% da Alemanha e outros 6% da Itália, de acordo com o Portal de Dados da Embratur. E no primeiro semestre deste ano, Minas recebeu principalmente turistas dos Estados Unidos, Portugal, Chile e Reino Unido.