Notícias

Embratur prestigia os 25 anos do Centro de Excelência em Turismo da UnB

Presidente Marcelo Freixo foi convidado para iniciar as atividades de celebração, palestrando, nesta terça-feira (20), sobre o tema: “Um Outro Turismo é Possível: Desafios do Turismo para um Desenvolvimento Includente”

Foto: Renato Vaz/Embratur

As celebrações dos 25 anos do Centro de Excelência em Turismo (CET), da Universidade de Brasília (UnB), iniciaram nesta terça-feira (20) com uma roda de conversa sobre o futuro do turismo no Brasil e no mundo. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, foi convidado para ministrar a primeira palestra, com o tema: “Um Outro Turismo é Possível: Desafios do Turismo para um Desenvolvimento Includente”. A reitora da UnB, professora Márcia Abrahão, participou da abertura do evento, acompanhada da diretora do CET, professora Marutschka Martini Moesch.

O presidente da Agência iniciou o debate, que reuniu membros da reitoria, docentes, discentes, especialistas e representantes da sociedade civil, questionando os participantes: “que mundo o mundo quer visitar?”. Durante sua fala, Freixo explicou que o Turismo Sustentável e o Afroturismo estão entre as prioridades da Embratur, e ainda detalhou algumas das ações de trabalho que estão sendo desenvolvidas nesses quase seis meses à frente da Agência.

“O Turismo é uma identidade. E nós queremos que o mundo visite um Brasil que respeite a natureza, as mulheres, que não seja racista e que enfrente a desigualdade social”, enfatizou.

Além de esta ser uma agenda socialmente e ambientalmente responsável, o presidente Marcelo Freixo ainda explicou que é um produto econômico para atrair mais turistas, uma vez que os viajantes estão cada vez mais atentos aos impactos que os serviços e produtos que eles consomem provocam no meio ambiente e na vida das pessoas.

“O Turismo é uma atividade econômica das mais importantes do mundo no século XXI. O Brasil tem um grande potencial ainda a ser explorado. Somente no primeiro quadrimestre de 2023, o Brasil recebeu 2,7 milhões de turistas internacionais. Juntos, eles injetaram na economia do país o equivalente a R$ 10 bilhões. Isso é sinônimo de geração de emprego e renda nas cidades”, enfatizou.

A reitora da universidade, professora Márcia Abrahão, parabenizou o Centro de Excelência em Turismo pelas suas conquistas ao longo desses 25 anos. “É muito gratificante ver o quanto o nosso centro de turismo avançou ao longo do tempo, se tornando uma referência no país e no mundo, com grandes avanços acadêmicos. É uma obrigação do país saber cuidar do seu turismo com responsabilidade”, disse.

Para a diretora do CET, o turismo é uma ciência da ação. “Turismo não é apenas um curso dedicado às disciplinas, mas um trabalho extremamente interdisciplinar e dinâmico. Não podemos colocar o potencial do turismo abaixo das políticas públicas. É uma ferramenta agregadora para os territórios, respeitando as comunidades, as suas memórias, para que se multiplique o respeito entre os visitantes e os anfitriões. Nestes 25 anos de história, foi preciso sair dos trilhos para construir trilhas”, explicou a professora Marutschka Moesch.

Para dar continuidade às conquistas do Centro de Excelência em Turismo ao longo dos últimos 25 anos, será realizada uma série de encontros ao longo deste ano com especialistas do setor, sempre seguido de roda de conversa com pesquisadores do CET e, por fim, uma atração cultural.