Evento é um convite para descobrir e explorar a variedade de experiências oferecidas pelos destinos brasileiros
A Embratur irá promover o primeiro Roadshow Visit Brasil de 2024 em cinco cidades da América do Sul, entre os dias 19 e 27 de fevereiro. Em Montevidéu, Buenos Aires, Santiago, Lima e Bogotá, os operadores de turismo do Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia poderão explorar e descobrir a variedade de destinos e experiências que o Brasil tem a oferecer.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, esse roadshow tem o objetivo de fortalecer a presença e a imagem do Brasil como um destino turístico atrativo para os nossos vizinhos, além de estabelecer e consolidar parcerias estratégicas que irão beneficiar a promoção e o fluxo de turistas para o país.
“Nossos vizinhos da América do Sul, pela proximidade geográfica e cultural, são quem têm maior facilidade para acessar a diversidade dos nossos destinos. Por isso, estamos trabalhando muito para ampliar a conectividade aérea e fortalecer as rotas terrestres, trazendo esses turistas para desfrutar tudo que o Brasil tem de bom para oferecer”, observou Freixo.
A América do Sul é um dos mercados mais importantes para o Brasil. Só em 2023, recebemos 3.492.304 de turistas do continente, o que representa 59% do total de estrangeiros viajando para o país no mesmo ano (5.908.341 de visitantes). Esses turistas contam com 2.768 voos para cá, operados por 17 companhias aéreas.
Os países por onde o Roadshow Visit Brasil vai passar estão entre os mais estratégicos para a promoção internacional dos destinos brasileiros. Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Colômbia representam 82% dos turistas da América do Sul, totalizando 2.893.035 pessoas visitando o Brasil. Foram 2.552 voos operados por 14 companhias aéreas, o que representa 92,2% dos voos originários do continente e 47,3% do total geral.
Argentina, Chile e Uruguai ocupam as cinco primeiras posições no ranking de entradas no país em 2023. Para eles, o evento visa reforçar a promoção de destinos de sol e praia, posicionando os resorts brasileiros como uma alternativa ao Caribe. A estratégia é também a de apresentar a diversidade de experiências de natureza e cultura que o Brasil tem a oferecer. Já para Colômbia e Peru, o objetivo é promover destinos de sol e praia em locais onde a cultura também é um atrativo relevante.
Destinos
Onze destinos brasileiros estarão juntos com a Embratur neste Roadshow. Estados como Ceará, São Paulo, Goiás, Belo Horizonte, Bahia, Alagoas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraná e municípios como Salvador, Foz do Iguaçu e São Luís irão apresentar o que têm de melhor para oferecer aos turistas sul-americanos.
“Estamos entusiasmados com a oportunidade de atrair mais turistas internacionais a curto prazo e de iniciar parcerias com operadores, reforçando assim o nosso posicionamento como um destino turístico de excelência”, afirmou Bruno Reis, gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Embratur.
Logo no início do evento, os operadores de turismo terão a experiência de conhecer, por meio de óculos de realidade virtual, um pouco da Amazônia brasileira através de uma filmagem em 360˚ da região do Rio Tapajós. A experiência no evento inclui ainda atrações culturais, música ao vivo, coquetel e sorteios.
A iniciativa é uma parceria entre a Embratur e o Sebrae e conta com o apoio do Ministério do Turismo, Ministério das Relações Exteriores e representações diplomáticas no exterior.
Confira as datas do Roadshow Visit Brasil:
– Montevidéu, Uruguai: 19 de fevereiro
– Buenos Aires, Argentina: 20 de fevereiro
– Santiago, Chile: 22 de fevereiro
– Lima, Peru: 26 de fevereiro
– Bogotá, Colômbia: 27 de fevereiro.
Press trip
Visando aumentar o número de visitantes latinoamericanos, a Embratur e o Sebrae promoveram uma press trip com jornalistas argentinos e chilenos em Minas Gerais, durante o Carnaval. Os cinco profissionais da imprensa conheceram Belo Horizonte, Ouro Preto e o Instituto Inhotim, em Brumadinho.
O intuito de uma press trip como essa é que os comunicadores vivam a experiência do Carnaval e compreendam a importância do “maior espetáculo da Terra” para o Brasil, desde uma perspectiva cultural até o impacto social e econômico que o feriado gera no país, além de conhecerem de perto um dos grandes ativos do nosso povo: a alegria. A partir dessas experiências, eles poderão mostrar ao mundo os destinos brasileiros e atrair ainda mais visitantes estrangeiros nos próximos anos.
O Carnaval recebeu 228.870 mil turistas internacionais em 2024, 4,5% a mais que nos festejos anteriores. Segundo informações levantadas pela Gerência de Inteligência de Dados da Embratur, Minas Gerais ficou em terceiro lugar no ranking dos destinos que mais receberam turistas internacionais na festa, totalizando 31.355 mil foliões. O impacto na economia do estado foi de R$ 124,5 milhões (13,7% do total).