No primeiro dia de atividade em Londres, Embratur assina acordo de parceria com Latam e realiza reunião com a Lata para reconectar agentes de turismo
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) participa nesta semana da World Travel Market London (WTM), no Reino Unido, uma das maiores e mais importantes feiras de turismo do mundo. O estande da Embratur foi aberto em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (6) com a presença do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do embaixador do Brasil no Reino Unido, Antonio Patriota.
“Participamos da WTM com uma estratégia de reconexão com os operadores de turismo do mercado britânico, com o foco de gerar novos negócios e colocar nossos destinos na prateleira das agências de turismo inglesas. Estamos atuando em parceria com as companhias aéreas na ampliação da conectividade da Europa para o Brasil, investimos em iniciativas de promoção da sustentabilidade de nossos destinos e da diversidade de experiências que o turista pode viver em nosso país. Além disso, temos pela primeira vez na WTM a presença do afroturismo com a Diáspora. Black e a Rede Batuc. Ao enfatizar a sustentabilidade e valorizar nossa diversidade cultural estamos mostrando ao mundo que o Brasil está de volta”, afirmou Marcelo Freixo no discurso de abertura.
Na tarde de hoje, o presidente da Embratur assinou com a gerente de Sustentabilidade da Latam, Ligia Sato, acordo de cooperação técnica para que ambas empresas trabalhem juntas na promoção do Brasil, com foco na oferta de mais voos, melhoria da experiências dos passageiros e no fortalecimento do turismo sustentável. O acordo também prevê a realização conjunta de campanhas publicitárias e ações com operadores de turismo e jornalistas e influenciadores estrangeiros no Brasil. Embratur e Latam também vão atuar de forma cooperada nos eventos internacionais, compartilhando dados de inteligência, para atrair mais visitantes estrangeiros.
Reconexão com o mercado
Com o objetivo ampliar as parcerias entre os agentes de mercado do turismo do Brasil e do Reino Unido, Marcelo Freixo e a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade, Jaqueline Gil, se reuniram com o CEO da Latin America Travel Association (LATA), Martin Johnson. A LATA é a mais importante associação de operadoras de turismo que vendem os destinos latino-americanos no Reino Unido. O Brasil deixou de fazer parte da entidade em 2018 e agora retorna à associação, uma iniciativa estratégica para tornar os destinos brasileiros mais competitivos no mercado britânico, onde a concorrência com os vizinhos da América do Sul e do Caribe é intensa.
“Estamos retomando a relação com o trade britânico que vende a América Latina. Com nosso retorno, vamos ter acesso a informações e tendências estratégicas de mercado para melhorar a nossa performance e sermos mais competitivos. Além disso, a LATA é um canal importante para divulgarmos notícias sobre o Brasil com credibilidade diante do trade britânico”, explicou Gil.
Freixo e Gil também receberam o diretor-geral do grupo Viajes El Corte Inglés, Miquel Moyà, e Mariana Duque, diretora de parcerias institucionais da empresa. Embratur e Viajes El Corte Inglés estão trabalhando juntas numa campanha conjunta de promoção do Brasil na Espanha, Portugal, França e Itália desde outubro de 2023 e que será encerrada em dezembro de 2024, com foco em sustentabilidade, gastronomia e inovação, que inclui o desenvolvimento de metaverso sobre destinos brasileiros.
“É uma parceria que tem sinergia total com nossos valores e objetivos, pois trata de atrair turistas estrangeiros com incorporação de inovação e promoção da sustentabilidade, apresentando toda a diversidade de atrativos que nosso país possui para o mercado europeu de forma muito eficaz, com ações que vão virar referência no mercado internacional”, explicou Freixo.
Turismo de base comunitária
O estande da Embratur foi palco da entrega à Rede Batuc do Prêmio Internacional de Responsabilidade no Turismo na categoria Diversidade e Inclusão. A Rede Batuc atua na Bahia e reúne 40 empreendimentos relacionados ao turismo de base comunitária, com experiências quilombolas, ribeirinhas e indígenas. O prêmio, entregue pelo criador da iniciativa, Harold Goodwin, foi recebido por Aline Bispo, fundadora da entidade. É a primeira vez que uma organização da América do Latina recebe o prêmio.
“Estamos muito felizes com esse reconhecimento, porque acreditamos no turismo como forma de transformar a realidade através de nossas comunidades tradicionais. O turismo é uma forma de preservarmos nossa memória, gerarmos renda e valorizarmos as nossas raízes”, comemorou Bispo. Freixo parabenizou a Rede Batuc e reafirmou que a promoção de iniciativas como as realizadas pela entidade serão apoiadas pela Embratur. “Fico muito emocionado por sermos os anfitriões da entrega deste prêmio que traduz, junto com a Rede Batuc, o que nós desejamos para nosso país e o papel que o turismo pode desempenhar para nosso desenvolvimento”, concluiu.
Crédito da foto: Pixabay