Notícias

Emendas de feriados agitam a agenda e podem ser muito bem aproveitadas para viagens e passeios

Especialista dá dicas do que fazer para o feriado render ainda mais lazer e curtição

Diana em Itacaré (BA)
Divulgação

O calendário de 2023 prevê diversos feriados nas próximas semanas, que transformam o sábado e o domingo em finais de semanas prolongados. Isso porque os feriados caem em dias que favorecem a emenda e fazem do descanso uma boa oportunidade de viajar e curtir com amigos, família ou até sozinho. A especialista em turismo Diana Carvalho dá dicas do que fazer para aproveitar melhor essas oportunidades.

“Teremos nesta sexta-feira, dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, depois vem o Dia do Trabalhador, em 1º de maio, uma segunda-feira, e, em junho, temos na quinta-feira, 8, Corpus Christi. São ótimas janelas para curtir uma viagem mais curtinha, mas muito divertida. Com planejamento, organização e antecedência dá até para pensar em uma viagenzinha internacional se a pessoa caprichar nos horários dos voos”, afirma Diana.

Para aqueles que procuram opções apenas para os dias oficiais de descanso, que são em média 3, a especialista dá algumas dicas. “Eu recomendo viagens de carro que o aproveitamento é muito melhor. Para quem está em São Paulo, por exemplo, não faltam opções. Hotéis-fazenda, pousadas charmosas, estâncias climáticas, ecoturismo, aventura, e tudo isso muito democrático, para todos os gostos e bolsos”, sugere a especialista.

Cidades como Brotas, Socorro e Cunha, em São Paulo, e Gonçalves, Andradas e Jacutinga, em Minas Gerais, são algumas sugestões extremamente democráticas e com opções para todos. Também é possível apostar nas clássicas Monte Verde e Campos do Jordão, que nesta altura do ano já estão fervendo com a chegada do outono/inverno e temperaturas mais baixas.

“Já o feriado de Corpus Christi são quatro dias, onde é possível pensar em estender um pouco e transformar em até seis dias, se contar a tarde e noite da quarta e a manhã de segunda. Dá para repetir a receita da viagem de carro, mas tendo mais dias é possível aproveitar muito mais”, conta.
Para a especialista, o final de abril e início de maio costuma ser uma ótima oportunidade de pegar uma praia no litoral Sul, Sudeste e até mesmo sul da Bahia. Já em junho, o litoral do Sudeste, a Bahia e até Fernando de Noronha “começam a sorrir, depois da temporada de chuvas mais intensas que acontece geralmente de março a maio”.

Quem tiver a possibilidade de sair do Brasil, existem destinos internacionais bastante atrativos tanto na distância quanto no preço. “Se você tiver mesmo os seis dias, ainda dá para organizar uma viagem curta superbacana para Buenos Aires, Santiago, Mendoza, Lima, Cuzco, Colômbia ou até no Caribe”, lembra Diana, que diz que o segredo é sempre uma boa organização com antecedência.

Diana Carvalho – especialista em turismo há mais de 30 anos, iniciou sua carreira aos 17, nos negócios da família, atuou por mais de 10 anos em viagens e programas de intercâmbio, e em 2008 fundou e assumiu o cargo de CEO na Mundo4e Viagens. Se especializou em planejamento de roteiros e no modelo de negócios de consultoria para agências de viagens. Hoje é mentora de viajantes e profissionais do turismo, proporcionando a melhor experiência de brasileiros pelo mundo e de estrangeiros no Brasil, trabalhando incansavelmente pela valorização dos agentes de viagem.