Minas Gerais ainda se mantém em primeiro lugar no crescimento da atividade turística nacional, de acordo com dados do IBGE
O turismo em Minas Gerais segue em alta e, no mês de julho, período marcado pelas férias, o estado atingiu a maior ocupação hoteleira de 2024. A taxa de ocupação chegou a 77,82%, representando crescimento de 32,46% em relação a junho. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais (ABIH-MG). A movimentação impactou diretamente no número de postos de trabalho no setor.
Minas Gerais criou quase quatro mil empregos formais na economia da criatividade em julho. Somente o turismo registrou 2.298 admissões no período, representando um aumento de 11,26% em comparação a junho. Ao todo, os setores do turismo e da cultura empregam 808.178 pessoas no estado, de acordo o Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
As informações foram compiladas pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e do Observatório do Turismo (OTM), em relatório divulgado neste mês de setembro. “O turista que vem para Minas se sente acolhido pela terra, quer desfrutar de toda pujança cultural, da cozinha mineira, da nossa natureza, e isso se reverte em desenvolvimento econômico, emprego e renda para os mineiros”, avalia o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
O mês das férias de julho também foi marcado positivamente pelo fluxo de 712.632 pessoas no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte, número que representa um crescimento de 28% em relação a junho, e de 1.087.434 viajantes no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, marcando um salto de 13% em comparação ao mês anterior.
E esses não são os únicos indicadores positivos do setor turístico em julho deste ano. Os dados do MTE e da ABIH-MG vão ao encontro do Índice de Atividades Turísticas (Iatur), apurado pelo IBGE. Em comparação a julho do ano passado, Minas subiu 10,5% no volume e na receita nominal em julho de 2024, mantendo-se no 1º lugar do ranking de crescimento nacional – posição que ocupa desde 2022.
O desempenho se mostra muito acima da média, inclusive entre os estados do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Com o Iatur acumulado nos últimos 12 meses na casa dos 10,5%, Minas cresce acima de Rio de Janeiro (8,5%), São Paulo (1,8%), Paraná e Santa Catarina (ambos com 7%), Espírito Santo (-6,2%) e Rio Grande Sul (-9,2%).
Cria.Forma: mais de 42 mil vagas e capacitação para todos
Nesta terça-feira (24), o Governo de Minas apresentou o Cria.Forma, o maior programa de capacitação para as áreas de turismo e cultura já lançado no estado. Realizada pela Secult-MG, a iniciativa oferece 42.986 vagas em diversos profissionalizantes, qualificando e fortalecendo a economia da criatividade em Minas. As inscrições e as aulas são gratuitas. Todos os detalhes estão no site da Secult-MG.
Do total, 30 mil vagas são ofertadas em parceria com a plataforma de educação profissionalizante Leveduca, 6.910 com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IF Sul de Minas), 6 mil pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e 76 pela Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).
As oportunidades contemplam cursos como Camareira, Atendimento acessível em Libras, Curso preparatório para recepcionista de hotel, Inglês básico para hotelaria, Marketing digital para o turismo e Formatação e comercialização de roteiros, além de curso técnico em Conservação e Restauro e oficinas sobre leis de fomento à cultura. As parcerias com o Leveduca e o IF Sul de Minas integram o “Minas Forma, Minas Transforma”, programa estadual de qualificação em turismo.
Investimento de R$ 59 milhões em 2024
O Governo de Minas investiu mais de R$ 59 milhões no turismo este ano. Cerca de R$ 45,5 milhões foram repassados pelo Estado diretamente aos municípios através do programa ICMS Turismo. O valor, obtido com a soma de janeiro a julho de 2024, é 468,26% maior do que o mesmo período do ano passado, representando mais um recorde histórico no estado.
Os outros R$ 13,5 milhões são oriundos do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), que contempla ações tais como divulgação turística de Minas Gerais e estruturação de produtos Turísticos. O montante é 231% superior ao mesmo período de 2023, o que demonstra o compromisso da pasta em investir em um dos segmentos da economia que mais geram emprego e renda para a população mineira.