Notícias

Entenda a importância da instalação do escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro

Será a primeira representação das Américas e do Caribe, dando visibilidade internacional e impactando o desenvolvimento turístico da região

O Brasil e a ONU Turismo estão juntos, e no Rio de Janeiro! Com a aprovação do escritório regional das Américas e do Caribe, o Brasil se torna protagonista na representação internacional dos países da região, impulsionando o desenvolvimento do setor.

A partir de agora, será possível alinhar conjuntamente ações para a promoção de um turismo responsável, sustentável e universalmente acessível, além de ampliar a interlocução entre as nações, melhorando as políticas públicas para incentivar a vinda de mais turistas estrangeiros.

Isso será viabilizado com mais planejamento para qualificação, promoção, atração de investimentos e realização de pesquisas e eventos.

Ficou com alguma dúvida? Vem que a Agência de Notícias do Turismo descomplica!

Por que o Brasil foi escolhido para sediar o terceiro escritório da ONU Turismo no mundo?

O Brasil é um país rico em diversidades naturais e culturais, com uma excelente gastronomia, especialmente vocacionado ao turismo na região das Américas. Nos últimos anos, a atividade turística no território brasileiro vem ganhando destaque e se tornando uma prioridade do governo federal, que aposta no setor para potencializar o desenvolvimento econômico e social do país de maneira sustentável.

A articulação do ministro do Turismo, Celso Sabino, e a atuação participativa do Brasil perante a ONU Turismo foram cruciais para essa conquista, permitindo que o país sedie o primeiro escritório regional das Américas e do Caribe.

Quais são os benefícios de termos um escritório da ONU Turismo no Brasil?

Há diversos benefícios em ter o escritório no Brasil. Primeiro, a proximidade com os principais gestores de turismo do mundo permitirá uma grande troca de experiências entre o setor público e privado brasileiro, incentivando a participação constante desses integrantes nas discussões do setor, que emprega milhares de pessoas.

Em segundo lugar, a presença da entidade em solo brasileiro trará uma série de reuniões e um calendário repleto de eventos internacionais de turismo, posicionando o Brasil no centro das principais discussões sobre políticas públicas de turismo a nível mundial.

O escritório no Brasil pode atrair mais turistas estrangeiros?

Embora a finalidade do escritório não seja atrair turistas para o Brasil diretamente, ele proporcionará mais capacitações técnicas e maior participação do país nos programas da ONU Turismo, por meio do treinamento de gestores públicos e operadores em geral. Isso possibilita a melhoria da capacidade dos nossos destinos turísticos e a competitividade do turismo brasileiro e da região, impulsionando a vinda de turistas estrangeiros.

Como o Ministério do Turismo vai atuar em parceria com o escritório da ONU Turismo no Rio de Janeiro?

O Ministério do Turismo já participa ativamente da organização e, com a chegada do escritório ao Brasil, essa colaboração será ampliada e melhor desenvolvida. O objetivo é integrar os programas existentes no MTur às políticas da ONU Turismo, aproveitando as experiências e programas globais para melhorar as políticas públicas brasileiras em todos os níveis de gestão, além de criar novas propostas utilizando as boas práticas identificadas junto à entidade.

HISTÓRICO – O acordo para a instalação da representação internacional no Brasil foi assinado pelo ministro do Turismo, Celso Sabino, e pelo secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili, em outubro de 2023, durante a realização da 25ª Assembleia Geral da entidade, que aconteceu na cidade de Samarcanda, no Uzbequistão.

Em 16 de maio, a Câmara dos Deputados confirmou a tratativa brasileira, que foi validada pelo Senado Federal no dia 10 de julho. O texto foi sancionado pelo presidente Lula em 18 de setembro de 2024.

Acesse AQUI a matéria também no portal do Ministério do Turismo.

Crédito da foto: Pixabay