Notícias

Estados brasileiros registram aumento na criação de postos de trabalho em 2021

Foto: iStock

Segundo dados oficiais do governo, foram quase 3 milhões de novas oportunidades para trabalhadores criadas no ano passado, com estados do Sudeste se destacando

O Brasil enfrenta, nos últimos anos, uma grave crise econômica. Também impactado pela pandemia do novo coronavírus, os índices econômicos brasileiros se tornaram ainda mais preocupantes. No entanto, com a melhora gradual da pandemia e a diminuição do número de casos, o ano passado se tornou marcado por uma leve retomada da economia na maioria dos estados brasileiros, gerando uma maior quantidade de postos de trabalho formais. Confira quais foram os setores, regiões e estados que mais se destacaram na geração de empregos em 2021.

O Ministério do Trabalho e Previdência do governo federal brasileiro reuniu, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), os dados referentes aos postos de trabalho criados no ano passado. De acordo com as informações divulgadas pelo órgão, em 31 de janeiro, o Brasil registrou um aumento na geração de empregos formais, em comparação com o ano anterior, o que indica uma leve retomada das atividades econômicas.

Segundo o Caged, foram cerca de 2.730.597 vagas de emprego criadas em 2021, todas com carteira assinada. Outros dados relevantes indicam que, no período analisado, foram registrados 17.969.205 desligamentos, em comparação com 20.699.802 contratações. Com saldo positivo de aproximadamente 3 milhões de novas vagas sendo ocupadas no ano anterior, o Brasil tem apresentado índices favoráveis para a recuperação, ainda que lenta, da economia.

O órgão ainda apontou quais foram os setores que mais geraram oportunidades aos trabalhadores. Em primeiro lugar, aparece o setor de serviços, que foi responsável pela abertura de 1.226.026 vagas ocupadas durante o ano. O segundo colocado em vagas abertas foi o comércio, com quase 644 mil novos postos de trabalho, seguido da indústria, com cerca de 475 mil, da construção, com quase 245 mil, e da agropecuária, com quase 141 mil novas vagas de emprego.

Em 2021, todas as regiões brasileiras conquistaram resultados positivos na geração de empregos. O Sudeste foi a região de maior destaque, aparecendo na primeira posição do ranking, com 1.349.692 novas vagas geradas. Logo em seguida, aparece a região Sul, com quase 480 mil, o Nordeste, com cerca de 475 mil vagas, o Centro-Oeste, com aproximadamente 263 mil, e o Norte, com cerca de 155 mil vagas.

Já os estados brasileiros que mais se destacaram foram os da região Sudeste. O estado de São Paulo foi responsável pela abertura de aproximadamente 814 mil vagas, o que representa quase 30% das vagas geradas no período. Em segundo lugar, aparece Minas Gerais, com a criação de cerca de 205 mil vagas, e que, atualmente, também se destaca com vários concursos abertos em MG, seguido pelo Rio de Janeiro, responsável por 178 mil postos de trabalho em 2021.