Alunos potencializam procura pelo aluguel short stay na busca por comodidade, segurança e localização estratégica
A cidade de São Paulo é o principal polo de cursos de pós-graduação do país, segundo dados de entidades educacionais. Segundo o Semesp (Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior), o aumento de matrículas na capital foi de 1,3% em especializações, de 4,7% em mestrados e de 2,5% em doutorados entre 2022 e 2023.
E esse número tende a aumentar, com o anúncio recente de que as seis universidades públicas do estado de São Paulo firmaram acordo com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para acelerar a formação de doutores.
O fluxo cada vez maior de alunos com interesse em cursos de pós-graduação, mestrados, doutorados e outras formações de especialização, que vêm de outras cidades e Estados e até de fora do país, e buscam locais com infraestrutura completa, segurança e localização estratégica, se relaciona diretamente com a alta na procura de imóveis para a locação por temporada na capital paulista.
“Nos últimos anos, o perfil desse aluno mudou. Além da preocupação com a qualidade acadêmica, buscam acomodações que ofereçam conforto, infraestrutura e acesso rápido às universidades, centros de pesquisa e áreas de convívio social. A demanda, portanto, não é apenas por uma simples estadia, mas por imóveis que atendam a necessidades específicas como praticidade, segurança e proximidade de centros de ensino e transporte público” afirma Rafael Rossi, economista e diretor proprietário da Conviva, gestora profissional de locações por temporada.
Esses cursos, normalmente, oferecem aulas presenciais até duas vezes na semana ou concentram as atividades em períodos específicos e, majoritariamente, são feitos por quem já está no mercado de trabalho. Por isso, esses profissionais optam por apartamentos mobiliados, com serviços agregados, como internet de alta velocidade, espaços de coworking, segurança 24h e proximidade de centros acadêmicos.
“A comodidade de ter fácil acesso ao transporte público, estar próximo aos centros universitários e, ao mesmo tempo, em um ambiente seguro e confortável é um desejo recorrente desse perfil. Como São Paulo se tornou um grande polo educacional, é notável o desenvolvimento desse fluxo e sua relevância para o mercado de aluguel por temporada”, diz o diretor da Conviva.
Flexibilidade
Além disso, a flexibilidade de contratos e a praticidade de uma infraestrutura completa, com utensílios de cozinha, enxoval e contas de consumo inclusos, são características que atraem esse nicho. A locação por curto ou longo prazo torna-se vantajosa para estudantes que necessitam de moradia temporária, sem o compromisso de um contrato tradicional de locação, que muitas vezes não se adapta à sua realidade de permanência.
“Para as empresas gestoras de locação, esse público representa uma oportunidade de diversificação de oferta e aumento de ocupação dos imóveis. A compreensão das particularidades desse segmento, como a necessidade de ambientes funcionais, seguros e bem localizados, pode ser o diferencial para atrair estudantes que buscam mais do que um simples local para se hospedar: eles buscam um lar, mesmo que por poucos dias, que ofereça as condições ideais para a sua experiência educacional”, declara Rossi.
Sobre a Conviva
A Conviva é uma gestora profissional de locações short e long stay, oferecendo uma ampla gama de serviços para proprietários e locatários em São Paulo. Com uma equipe multidisciplinar e expertise de mais de 25 anos no mercado imobiliário, a empresa proporciona uma experiência de locação de alta qualidade, garantindo conforto, segurança e conveniência para todos os envolvidos. Além disso, realiza a gestão completa de empreendimentos multifamily e parcerias estratégicas com incorporadoras e fundos de investimento. Nossa abordagem centrada no cliente e nosso compromisso com a excelência nos tornam uma escolha confiável no mercado de gestão de locações.
Crédito da foto: Pixabay