Notícias

EUA e Instituto Inhotim oficializam parceria institucional  

A parceria focará em programas de capacitação em inglês e da equipe técnica  

 Em um marco histórico para a cooperação cultural entre o Brasil e os Estados Unidos, a Embaixada e Consulados dos EUA, por meio do Escritório Diplomático em Belo Horizonte, firmaram uma parceria inovadora com o Instituto Inhotim. Essa colaboração estratégica, oficializada no ano do bicentenário das relações diplomáticas entre os dois países e tem como objetivo principal fortalecer os laços culturais e promover o intercâmbio por meio de ações conjuntas. 

A parceria irá promover a internacionalização contínua do Instituto Inhotim, por meio de ações como programas de capacitação em inglês para as equipes do instituto, bem como o estabelecimento de conexões com museus e profissionais dos EUA, visando o compartilhamento de melhores práticas em áreas como captação de recursos. 

Katherine Ordoñez, cônsul dos EUA em Belo Horizonte, expressa sua empolgação com essa parceria, ressaltando a importância das conexões entre o Instituto Inhotim e os EUA por meio das obras de arte. Ela destaca o papel da capacitação em inglês e da troca de ideias entre profissionais de ambos os países, destacando o impacto positivo que essa colaboração terá na comunidade. 

Colaborações como as citadas já ocorreram em 2019, quando uma especialista de ensino do inglês, patrocinada pelo escritório dos EUA em BH, ofereceu consultoria o Instituto Inhotim, com objetivo de criar uma metodologia de aprendizagem para os educadores bilíngues sobre as coleções de arte e botânica. O sucesso da iniciativa abriu portas para a confirmação desse novo apoio institucional. 

Integram a experiência no Inhotim 24 galerias: 18 permanentes – dedicadas a artistas brasileiros e estrangeiros – e seis temporárias, que acolhem exposições coletivas ou monográficas, além de obras comissionadas. O museu conta com mais de 500 trabalhos em exposição, de 56 artistas, representando 18 países. De artistas estadunidenses, o Inhotim apresenta trabalhos de Chris Burden, Dan Graham, Doug Aitken, Matthew Barney, Robert Irwin, Paul McCarthy e Carroll Dunham. 

Crédito da foto: Pixabay