Notícias

Faça uma interessante viagem, o Chile é logo alí

O Chile, com seus 19 milhões de habitantes, sempre foi considerado um país mais avançado entre seus companheiros latinos.

Eduardo Azeredo, novo articulista do JORNAL MG TURISMO, é ex-governador de Minas Gerais, ex-senador da República e
ex-prefeito de Belo Horizonte – FOTOS ARQUIVO PESSOAL

De fato, as estatísticas comprovam seu nível cultural e a estabilidade de suas instituições.

Desde 2023, a companhia aérea chilena LATAM, que controla nossa antiga TAM, tem voos diretos de Belo Horizonte para a capital Santiago, com duração de 4h00.

Sua concorrente local, Sky, também colocou voos diretos após o início das operações e os preços são acessíveis em ambos os casos.

Conheci o Chile em 1976 quando me casei e fui a Santiago, Puerto Montt, e a ilha de Páscoa.

Misteriosa e diferente, a ilha da Páscoa, no meio do Oceano Pacífico, tem pouco mais de 3000 habitantes, e os moais são a atração principal desta porção de terra triangular com vulcões extintos.

Ao norte do país, temos o deserto do Atacama, que tem atraído cada vez mais visitantes, tendo o observatório astronômico mais bem localizado e potente das Américas.

Ao sul as atrações são por Puerto Montt, Puerto Varas, Ilha de Chloé e a incrível Patagônia chilena, Puerto Natales e Punta Arenas.

Torres del Paine é fantástica, com hotéis que atendem todos os orçamentos.

As cores das águas, o glacial Grey e os picos cobertos de neve encantam a quem se dispõe a utilizar mais 3 horas de voo a partir de Santiago com o preço semelhante ao trecho BH/Santiago.

De Punta Arenas, no Estreito de Magalhães, que divide o Chile e a Argentina, partem cruzeiros pela região Antártica.

A cidade é um por livre e ponto de apoio para os voos da FAB – Força aérea brasileira, e que dão suporte à estação do Brasil no continente antártico, onde fui a convite das nossas forças armadas.

Os esportes de inverno e o prazer de conhecer ou esquiar na neve tem no Chile vários postos, como Farellones, e Valle Nevado, próximos à capital, Portillo e Termas de Chillán, além de Pucon e Antillanca.

No Chile não é permitida a reeleição do presidente, e o legislativo tem duas casas como no Brasil, o Senado e a Câmara dos Deputados, ambos instalados em Valparaíso e não na capital.

Valparaíso, além de ser o porto mais importante, fica ao lado de outra atração turística, Viña Del Mar.

A moeda é estável, na faixa de 1000 pesos por dólar, os vinhos e a mineração de cobre são os principais produtos de exportação.

Sem dúvida, uma boa experiência de turismo.