Oficinas, brincadeiras, arte e muita diversão – inspiradas na exposição Oriará – são atrações para crianças e adultos durante as férias. Atividades gratuitas serão realizadas no Parque Municipal
O Memorial Minas Gerais Vale promove mais uma edição da “Férias Divertidas no Memorial”, oferecendo ao público mirim muita animação e conhecimento com diversas atividades. As atrações, que incluem oficinas, jogos, artes plásticas, brincadeiras e muito mais, convidam as crianças a aproveitar o período de férias escolares de forma lúdica e educativa. A programação especial acompanha a exposição itinerante “Oriará – Arte e Educação em Movimento”, que apresenta obras de seis artistas negros e indígenas de diversas regiões mineiras, propondo reflexões sobre temas como oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver. Ao longo de 23 dias, o público poderá explorar o Parque Municipal Américo Renné Giannetti e a exposição “Oriará” com a ajuda de educadores do Programa Educativo do Memorial Vale.
Entre as atividades do “Férias Divertidas no Memorial”, destacam-se as Visitas Brincantes, que transformam a visita à exposição em uma divertida brincadeira, apresentando as histórias das culturas negras e indígenas através de roteiros lúdicos que resgatam diferentes aspectos de Minas Gerais. As crianças são convidadas a investigar a exposição de forma interativa, participando de oficinas que estimulam a imaginação através da arte negra e indígena. As Visitas Brincantes acontecerão aos sábados e domingos, nos dias 18, 19, 25 e 26 de janeiro e 1, 2 e 8 de fevereiro, com duas sessões diárias: uma às 10h30 com tradução em libras e outra às 15h sem tradução em libras. As visitas têm duração de 1 hora e lotação de 10 pessoas por sessão, e são destinadas a crianças a partir de 4 anos, adolescentes e seus acompanhantes, explorando as histórias das culturas negras e indígenas através de roteiros divertidos.
Toda a programação é gratuita, diversa e inclusiva sem necessidade de agendamento prévio. Ressaltando que as oficinas têm vagas limitadas e estão sujeitas à lotação por ordem de chegada. As atividades atendem a diferentes faixas etárias, acolhendo também o público com deficiência. Crianças e adolescentes menores de 14 anos devem estar acompanhados por um responsável durante todas as atividades.
Escolha a sua oficina
As oficinas oferecidas abrangem diversas áreas artísticas e sensoriais. A oficina Máscaras Afrofuturistas acontecerá nas quintas-feiras, dias 16, 23 e 30 de janeiro e 6 de fevereiro, às 9h30. Nesta oficina, o público poderá refletir sobre o afrofuturismo na arte, com a montagem de máscaras com formatos e estética que dialogam com a obra de Jorge dos Anjos. A atividade é voltada para famílias com crianças a partir de 6 anos e tem lotação de 20 pessoas por sessão.
Na oficina Carimbaria, os participantes exploram a técnica de carimbo, criando com formas e palavras, inspirados por elementos da natureza e da arte contemporânea. A atividade será realizada nas sextas-feiras, dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, às 14h. A atividade é voltada para famílias e tem lotação de 20 pessoas por sessão.
“Que Bicho é Esse?” é uma oficina de pintura que oferece uma experiência prática com pigmentos, transformando-os em arte e estimulando a criatividade e a conexão com a natureza, inspirados pelos animais que habitam o parque. A oficina acontecerá nos dias 22, 29 de janeiro e 05 de fevereiro, quartas-feiras, às 14h, para famílias com crianças a partir de 4 anos (20 pessoas por sessão).
Já a oficina Móbile Sensorial: Arte e Diversão! – que será realizada nos dias 21, 28 de janeiro e 04 de fevereiro, terças-feiras, às 9h30 – propõe a construção de móbiles com elementos da natureza coletados no parque, explorando o mundo dos sentidos e estimulando a percepção sensorial. A atividade é voltada para famílias com crianças a partir de 5 anos (20 pessoas por sessão).
A programação é gratuita, diversa e inclusiva, sem necessidade de agendamento prévio, e atende a diferentes faixas etárias, acolhendo também o público com deficiência. Crianças e adolescentes menores de 14 anos devem estar acompanhados por um responsável durante todas as atividades. As oficinas têm vagas limitadas e estão sujeitas à lotação por ordem de chegada.
“Oriará – Arte e Educação em Movimento”
A exposição itinerante Oriará, também levará ao Parque Municipal uma programação diversificada que inclui atividades culturais e educativas gratuitas para todos os públicos. A mostra traz obras de seis artistas negros e indígenas, representantes de diversas regiões de Minas, propondo reflexões sobre temas como oralidade, território, linguagem, tecnologias e bem viver. Oriará, que integra o projeto Memorial Vale Itinerante, levará arte contemporânea e reflexões sobre as heranças culturais indígenas e afro-brasileiras a nove cidades mineiras em uma carreta de 15 metros de comprimento, especialmente adaptada para o transporte e a exibição das obras. Além da exposição, cada localidade receberá diversas atividades culturais e educativas durante o período que a mostra permanecerá na cidade. A primeira parada de “Oriará” será no Parque Municipal, em Belo Horizonte, de 15 de janeiro até 09 de fevereiro com visitação gratuita de terça a domingo, das 9h às 17h.
Memorial Vale Itinerante
“Oriará – Arte e Educação em Movimento” integra uma etapa da renovação do Memorial Vale, que, enquanto realiza a revitalização de sua sede, continua com sua programação através do projeto Memorial Vale Itinerante. “Estamos levando a essência do Memorial para outros espaços, garantindo que o público continue a ter acesso às atividades culturais gratuitas e relevantes, enquanto são realizadas as intervenções de requalificação, como a criação de novas estruturas de acessibilidade e áreas para atender a multipúblicos, com o objetivo de valorizar ainda mais o prédio que abrigou a antiga Secretaria de Estado da Fazenda. Com exposições como esta, estamos cumprindo nosso papel de difundir conhecimento e promover experiências transformadoras”, afirma Wagner Tameirão, gestor do Memorial Vale.
Além da mostra “Oriará”, o Memorial Vale Itinerante conta com outras iniciativas. Entre elas, o Quintal do Memorial que leva à Praça da Liberdade uma série de atividades culturais e educativas aos domingos.
Memorial Minas Gerais Vale
Um dos espaços culturais que integram o Instituto Cultural Vale, o Memorial Vale faz parte do complexo cultural Circuito Liberdade, em Belo Horizonte. De 2010, ano de sua inauguração, até julho de 2024, o espaço recebeu mais de 1,5 milhão de pessoas. São mais de 3 mil eventos realizados, 106 exposições, quase 9 mil escolas e grupos atendidos e cerca de 240 mil pessoas recebidas em visitas mediadas.
Atualmente, o edifício-sede que abriga o espaço passa por obras de renovação para adotar uma nova estratégia de ocupação museográfica e infraestrutural. Criada a muitas mãos, a nova expografia permanente tem a curadoria de Isa Ferraz e Marcelo Macca e fará uma mistura inédita de obras de arte, objetos históricos e peças audiovisuais criadas especialmente para o Museu, propondo um diálogo entre o ontem, o hoje e o amanhã no qual o visitante é o protagonista.
SERVIÇO
Férias Divertidas no Memorial
Data: janeiro e fevereiro de 2025
Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Grande Gramado) – Av. Afonso Pena, 1377, Belo Horizonte
Entrada: Gratuita
Classificação: Livre para toda a família
Mais informações: www.memorialvale.com.br / @memorialvale
Crédito das fotos: Divulgação