Notícias

Festuris Ano 35: a maior edição de todas encerra com muito sucesso 

Festuris – Divulgação

Em clima de confraternização e bons negócios, encerrou na noite de sábado (11) o 35º Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado. Apesar do levantamento ainda não estar concluído, a expectativa é de que o evento tenha superado os R$ 400 milhões em negócios nos dois dias de feira, no Serra Park. “Nas conversas com os expositores e no semblante das pessoas tivemos a confirmação de que o evento superou as expectativas”, afirmou Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris.  

Os números pré-evento já indicavam que esta seria a maior edição de todos os 35 anos: crescimento de 23% em relação ao ano passado; 27 mil m² de área construída; 400 estandes e 2.700 marcas reunidas; 7 palcos de conteúdo; 40 destinos internacionais; 15 mil participantes, 600 profissionais de comunicação, entre eles 26 jornalistas da imprensa internacional; e mais de 100 hosted buyers, procedentes do Uruguai, Argentina, Peru, Colômbia, México, República Dominicana, Estados Unidos, Portugal e Espanha.

“A cada ano a responsabilidade de entregar um evento com expositores e buyers qualificados aumenta. Muitos participantes nos abordaram e, com carinho, disseram estar satisfeitos. Nós ficamos muito felizes por esses feedbacks”, completa a fundadora e CEO do evento, Marta Rossi. A 36ª edição acontece de 7 a 10 de novembro de 2024.

Mulheres transformam vidas        

As mulheres tomaram conta da 35ª edição da Feira Internacional do Turismo de Gramado na manhã de sábado (11/11), no Meeting do Festuris. A maratona feminina começou com Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig & Poloni, seguiu com Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó, passou pela apresentadora e produtora de conteúdo Patty Leone e terminou com a fundadora da Iara Turismo, mais conhecida como Tia Iara. 

Com o tema Liderança Positiva: Novo Líder Para Uma Nova Era, Tiziana citou a teoria desenvolvida pelo professor e escritor norte-americano, Martin Seligman, a Psicologia Positiva. Segundo o autor, o estudo está baseado em três pilares: as emoções, o engajamento e os relacionamentos. “A ideia é buscar a felicidade através do bem estar, experiências de contentamento e ter em mente que a vida possui sentido e que vale a pena”, ponderou Tiziana.

         Mas o time feminino tinha mais integrantes para subir ao palco. Patty Leone contou sobre a sua trajetória como produtora de conteúdo. Ela é uma defensora intransigente da produção e disseminação de produtos pela Internet. “Compartilhem informações, invistam na qualificação. Uma boa ideia não basta, é preciso colocá-la em prática, ter persistência”, insistiu. 

           Na mesma linha, Simone Pereira lembrou os seus 19 anos de experiência à frente do turismo na Ilha do Marajó, extremo norte do Brasil, com o painel Mulheres Fortes do Norte. “Entrei no setor de turismo para transformar momentos em memórias afetivas”, assegurou ela. “A transformação é uma decisão e um ato de coragem”, definiu Simone, que terminou citando uma frase do ex-presidente norte-americano, Theodore Roosevelt: “Faça o que você pode, com o que você tem, no lugar onde você está”.

           E para fechar o time feminino, Tia Iara levou à plateia o tema Aos 80 Sem Parar. Empreendendo no Turismo com Energia e Otimismo na Melhor Idade. Uma das pioneiras do turismo no Rio Grande do Sul, do alto dos seus 83 anos de idade, a fundadora da Iara Turismo passeou pelo seu passado, pontuou o presente mas, sobretudo, mostrou que o futuro é logo ali.

        Com o painel Como Quatro Agências Super-Premium Estão Lidando Com a Formação de Seus Consultores Travel Designers – o Case Radix, o CEO da Travel Designer, Ricardo Souto Ferreira falou especialmente sobre o treinamento e a formação da mão de obra através do Plano Radix. “O curso oferece três turmas para o aperfeiçoamento profissional: Travel Desinger básico, Intermediário e Viagens de incentivo”, detalhou. “Mas sem dúvida, o Radix está evoluindo pelo Brasil”. 

Mais sobre o eventoO Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado aconteceu de 9 a 12 de novembro, em Gramado, no Centro de Feiras do Serra Park.
O patrocínio do Festuris é do Ministério do Turismo, CVC e do Sebrae. O evento conta como anfitriões a cidade de Gramado e o Estado do Rio Grande do Sul, e o Uruguai é o país convidado de honra. Assinam oficialmente o evento a Rede Laghetto de Hotéis, a Agência Turistur Turismo, a transportadora terrestre Planalto, a móveis Real Wood Concept, Miroh Chocolates, vinícola Lídio Carraro. O Pompéia Ecossistema de Saúde assina como assistência médica oficial do evento. Apoio da CNC. Informações www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.