Evento, que discute o perfil do turista sênior, recebeu celebridades e apresentou as oportunidades da economia prateada

A terceira edição do Fórum de Turismo 60+, maior evento do setor com foco no turista sênior, encerrou, nesta segunda-feira (26), em São Paulo, com recorde de participantes. Com a presença de mais de 800 participantes e 45 expositores no Holiday Inn, o encontro, que teve apoio do Ministério de Turismo, reforçou o protagonismo da chamada economia prateada, destacando o crescente interesse do público acima dos 60 anos por experiências de viagem diversificadas e personalizadas.
Durante o evento, especialistas, profissionais do turismo, celebridades como Nany People, e o próprio público 60+ discutiram tendências, comportamentos e oportunidades de mercado voltadas a essa faixa etária que, cada vez mais ativa e exigente, movimenta R$ 2 trilhões por ano no Brasil, de acordo com a consultoria especializada Data8. O grupo Master Dance, composto por dançarinas 60+, animaram a plateia com uma coreografias que homenagearam a banda Queen e a dança cigana com músicas brasileiras, mostrando que não há nenhuma barreira para o público sênior.
Para Sergio Duque Estrada, fundador da Ativen (consultoria para empresas que querem atender o público sênior) e um dos principais articuladores da chamada “economia da longevidade” no Brasil, o Fórum representa mais do que um evento setorial. “O evento é importantíssimo na medida em que o turismo é um fator de crescimento para o país, de geração de riqueza, empregos e cultura. No Brasil, o turismo para maiores de 60 anos ainda está muito mal explorado e representa um oceano azul de possibilidades. Estamos juntando um setor que precisa crescer com uma população sedenta por novas experiências, por viver, por ser protagonista da própria vida”.
Já Martin Henkel, criador da SeniorLab (empresa que mapeia o consumo 60+ e oferece treinamentos para equipes atenderem o público sênior) e especialista em comportamento do consumidor da melhor idade, destacou o papel do encontro como articulador de ideias e estratégias. “As pessoas dessa faixa etária querem fazer coisas que não fizeram antes, e o turismo é uma forma segura e confortável de realizar isso. O consumidor 60+ quer experiências verdadeiras, quer se envolver, quer mais do que visitar um museu, quer conhecer o dono da padaria ao lado. O potencial é enorme”.

No painel Longevidade ativa com propósito e paixão, a jornalista Silvia Poppovic comentou que acredita que envelhecer é abrir espaço para novas possibilidades e escolhas com mais liberdade e consciência. “Longevidade ativa é continuar vivendo integralmente, esse é o grande desafio. Muita gente acha que, ao envelhecer, a gente tem que parar, ficar em casa. Eu vejo o contrário: a maturidade é uma oportunidade de ressignificar a vida e fazer o que não conseguimos antes. Essa fase pode ser, sim, uma grande oportunidade de viver plenamente”.
Já Nany People acredita que envelhecer é uma mudança de fase, não de essência. “O 60 de hoje é o antigo 30. A gente não é, a gente está. Tudo muda, e tudo passa. Sem saúde, a gente não faz nada, por isso é preciso se cuidar. E, principalmente, valorizar o que é mais precioso: o tempo. Não perca tempo com quem não tem tempo pra acrescentar na sua história”, completou a humorista.
O evento contou com apresentações de diversos destinos, que apresentaram os diferenciais para o público 60+. Bahia, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Peru, Portugal, Recife, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, TAP, entre outras empresas como BancorBrás, Casa Grande Hotel Resort&Spa, ClubMed Brasil, Gav Resorts, ITA Airways e Jurema apresentaram suas atrações e características de destaque para o viajante maduro.
Encerrando o evento, a idealizadora do Fórum, Ana Melo, celebrou os resultados desta edição e já anunciou a próxima. “Estamos mais que contentes com esta edição do Fórum de Turismo 60+. Recebemos um público engajado, parceiros incríveis e construímos pontes importantes para o desenvolvimento do turismo sênior no Brasil. A cada edição, percebemos como esse movimento cresce e ganha força. Já estamos trabalhando na próxima edição, que será ainda maior”.