sexta-feira, março 6, 2026
Notícias

Futuro dos Açores no Turismo é promissor

Na recente viagem que fizemos ao Arquipélago dos Açores pudemos verificar as perspectivas positivas que o futuro desenha para a hoje pequena população.

Bonita Vista de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel – Foto Eduardo Azeredo

Em um programa bem organizado e bem completo pudemos nos reunir com profissionais preparados, tanto da iniciativa privada quanto do governo. O Diretor Regional da Região Autônoma dos Açores, José Andrade, foi o anfitrião e principal responsável pelos trabalhos de divulgação e relacionamento com a delegação de jornalistas de turismo mineiros, organizada pelo Presidente da ABRAJET Minas Gerais, Antônio Claret Guerra, também Presidente do JORNAL MG TURISMO,  e que teve no Vila Galé o apoio por meio do diretor Pedro Ribeiro e da TAP, pelo Diretor na América Latina, Carlos Antunes.

No Grupo Bensaúde,  conhecemos os planos de um grupo hoteleiro tradicional que explora uma das atrações características de Ponta Delgada nas Furnas com suas águas quentes e fumarolas vulcânicas. Outro grupo empresarial, AZORIS tem hotéis em três das ilhas dos Açores e seu Diretor Comercial Gil Sousa explanou sobre a expansão de atividades que tem acontecido e seus benefícios.

Rui Coutinho, presidente do Conselho de Administração da Azores Airlines além de registrar o crescimento dos voos da companhia que tem atualmente 16 aviões discutiu e divulgou os planos de privatização parcial pois os voos entre as ilhas têm um caráter fundamental nas comunicações e na economia e deverão permanecer nas mãos públicas enquanto as rotas para o continente e outros destinos deverão então passar para mãos privadas. A hipótese de voos para o Brasil é uma alternativa em estudos especialmente para regiões de presença açoriana como Maranhão, Santa Catarina e nosso estado.

Gualter Couto, Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada foi outro importante interlocutor da delegação demonstrando em reunião na sede da Câmara todos os esforços e planos de expansão do turismo como uma atividade econômica crescente. Nuno Martins, Diretor do Departamento de Comunicação e Promoção Turística da VISIT AZORES demonstrou os dados estatísticos de crescimento da economia do arquipélago que tem batido recordes com índices de 10% anuais. Esse crescimento pode ser observado pelo grande número de navios de cruzeiro que escalam em Ponta Delgada e pelo crescimento do número de voos.

A beleza natural e a localização especial dos Açores no meio do Oceano Atlântico Norte são fortes instrumentos para um aumento do turismo com suas consequências de empregos e riqueza. Desta forma, uma região isolada que já foi palco de crises até alimentares poderá rapidamente rivalizar com sua irmã portuguesa, a Ilha da Madeira, terra do grande jogador de futebol Cristiano Ronaldo. Com estas duas regiões insulares de grande apelo turístico, Portugal tem um belo futuro nesta indústria que movimenta milhões de viajantes anualmente.

As conclusões do grupo que visitou os Açores foram de entusiasmo e aplauso ao caminho traçado, certos de que os benefícios advindos do interesse cultural, ambiental, gastronômico, histórico e econômico que se abrem, justificam um futuro promissor.

É importante que nosso estado de Minas Gerais, depositário de 60% do patrimônio histórico brasileiro entende a importância da Cultura e em seu respeito preserve os ensinamentos do povo português .

Eduardo Azeredo, novo articulista do JORNAL MG TURISMO, é ex-governador de Minas Gerais, ex-senador da República e ex-prefeito de Belo Horizonte – Foto Arquivo Pessoal