Notícias

Gastronomia peruana: um tesouro de inspiração, variedade e sabor

O país é referência no quesito gastronomia, com adaptações espalhadas pelo mundo

Para os amantes de viagens gastronômicas, o Peru é um sonho de destino, porque o país faz verdadeira mágica na culinária, com sua variedade de ingredientes e influência de povos e técnicas ancestrais. O território é referência mundial, com várias premiações no quesito diversidade e qualidade da gastronomia, e foi escolhido como Melhor Destino Culinário do Mundo em 6 World Travel Awards. Os alimentos têm uma simbologia muito forte para os peruanos e servem para recontar sua história. Está pensando em conhecer o Peru? Prepare-se para as delícias que poderá experimentar lá. 

Ceviche

É impossível pensar em comida peruana sem lembrar do ceviche. Este é o prato que mais se internalizou e ganhou versões no mundo inteiro, inclusive aqui no Brasil. O ceviche original conta com dois ingredientes típicos do país: o leche de tigre e a pimenta aji amarillo. Quem já experimentou algum ceviche estilizado por aí vai se apaixonar pela versão original do Peru.

Olluquito con charqui

A carne seca no Peru é um pouco diferente da nossa; aqui utilizamos o charque de carne bovina em preparos como o feijão; em regiões do Nordeste brasileiro, a carne seca entra também como protagonista em várias outras preparações. Os peruanos, por sua vez,  utilizam a carne de alpaca ou de lhama para salgar e preparar o olluquito con charqui, um dos principais e mais incríveis pratos da região. A preparação leva também o olluco, uma batata típica dos Andes, o que dá mais um toque de originalidade ao prato.

Pollo a la brasa

Nós, brasileiros, estamos muito acostumados com o espetinho de frango, porém o que difere o nosso franguinho de todo dia do pollo a la brasa peruano são os temperos típicos da região utilizados pelos chefs. O sabor é de sonhar acordado, uma experiência gastronômica inesquecível. A iguaria pode ser encontrada em vários restaurantes, desde os mais simples aos mais sofisticados, normalmente acompanhada de legumes e batatas, que os peruanos adoram.

Cuy

Já que estamos falando em comida inesquecível, o cuy é um prato bastante impactante que não agrada a todos os olhos. Quem já experimentou jura que é delicioso, mas a aparência assusta um pouco. Isso porque a iguaria é feita com porquinho-da-índia, que é muito popular no Peru, frito ou assado, e normalmente vem completo no prato, com cabeça, patas, orelhas e também os dentes. É uma experiência impactante, mas que promete surpreender, pois o sabor da carne é bem diferente do que estamos acostumados a comer.

Aji de galinha

A pimenta aji aparece em várias comidas típicas do Peru, como no ceviche. O aji de galinha, uma especiaria muito apreciada na região, consiste em frango desfiado com um creme levemente picante, acompanhado de arroz branco ou batata.

Para experimentar a maravilhosa comida peruana, não precisa ir muito longe. Em São Paulo, existem alguns restaurantes para fazer uma viagem gastronômica sem levantar da cadeira, como os badalados Rinconcito Peruano, La Mar Cebicheria Peruana e Peruaníssimo. No Rio de Janeiro, tem o famoso Moray, e, em Curitiba, o renomado Nou Nikkei. 

A variedade é também uma das marcas da comida peruana, e as bebidas tradicionais também têm o seu lugar, como chicha morada, pisco sour e suco de lúcuma. Além dos sanduíches tradicionais da região, que dá até para pegar a receita e fazer em casa, com algumas adaptações. Já está valendo procurar uma sanduicheira em promoção e convidar os amigos para um lanche no estilo peruano.