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Governo do Estado lança ExportaMinas e “Invest Minas Tur” no segundo dia da World Travel Market

Programação ainda contou com o projeto Cozinha Viva, com o vice-governador, Mateus Simões, apresentação de congada e lançamento de press trip

Minas na WTM – Foto Leo Bicalho-Secult

O Governo de Minas realizou o lançamento nacional do programa ExportaMinas e da plataforma digital “Invest Minas Tur”, nesta terça-feira (16), na World Travel Market Latin America (WTM Latin America, a maior feira de turismo da América Latina, que começou na segunda-feira (15) e acontece em São Paulo até esta quarta (17). Os anúncios aconteceram no estande de Minas Gerais, que ressalta os atrativos do Estado, como a cozinha mineira, a natureza exuberante, os patrimônios históricos e a arte moderna e contemporânea. 

A participação do Governo de Minas Gerais na WTM, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, integra o programa Mais Turistas, tem o patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e parceria do Centro Universitário UniBH e do Sebrae Minas.

“A gente tem feito questão de estar presente em todas as grandes feiras do país e também nas internacionais, onde há espaço para o turismo no Brasil. A gente mostrou que Minas Gerais vai muito além de nossas igrejas barrocas, temos muito mais a mostrar: o turismo de aventura, de contemplação e rural. Temos destinos diferentes dos tradicionais, como o Norte do Estado, que oferece um cenário mais agreste, o Triângulo, que parece mais com o Centro-Oeste, o nosso mar de Minas em Furnas. A presença na WTM também é uma oportunidade para atrair novos investidores e novas oportunidades de negócios”, afirma o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões. 

“Estamos aqui mostrando Minas Gerais, primeiro para Minas, sempre, e de Minas para o mundo. As pessoas aqui presentes sabem como é ter no centro do poder pessoas do nível do governador Romeu Zema e do vice-governador Mateus Simões, que acreditam na cultura e vivem isso no jeito de gerir o governo de Minas. Isso tem feito com que Minas ganhe em todas as áreas e o turismo cresça o dobro da média nacional”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. 

Na WTM, o presidente da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), João Paulo Braga, lançou a “Invest Minas Tur”, plataforma digital criada para facilitar a identificação de espaços com potencial para abrigar equipamentos turísticos no Estado. A Invest Minas Tur será um facilitador para a atração de investimentos no setor, uma vez que possibilitará uma conexão direta dos investidores com potenciais parceiros. 

O objetivo é dar visibilidade às diversas oportunidades existentes em Minas Gerais, através de uma vitrine na qual proprietários de imóveis e gestores municipais possam apresentar suas possibilidades e, assim, ampliar as chances de se obter recursos para a concretização dos empreendimentos.

“A Invest Minas está lançando a Invest Minas Tur, um market place que busca conectar quem tem ativos e projetos ligados ao setor de turismo com potenciais parceiros e investidores, que vão poder levar adiante esse negócio. Na prática, a gente é procurado por pessoas que têm algum ativo e que pode despertar o interesse do mercado. Por exemplo, comecei a construir um hotel em um lugar interessantíssimo, mas o dinheiro acabou, não consegui terminar o prédio, a estrutura está lá e preciso de um investidor para complementar e viabilizar a execução do empreendimento. O nosso trabalho enquanto agência de promoção de investimentos é conectar essas duas pontas”, enfatiza Braga. A plataforma vai permitir também que os municípios possam cadastrar e promover suas localidades a partir de suas características especiais. 

ExportaMinas 

Desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), o objetivo do ExportaMinas, também lançado nesta terça (16) na WTM, é diversificar as exportações dos produtos mineiros, em especial, naqueles que compõem a cozinha mineira, como o café, o queijo, a cachaça e os doces mineiros, além de aumentar o acesso ao artesanato local. O programa foi lançado internacionalmente, no último sábado (13), durante a Specialty Coffee Expo, em Chicago, nos Estados Unidos. 

Para Leonardo Bortoletto, vice-presidente da Codemge, o ExportaMinas nasce hoje para ajustar arestas e fazer com que os produtos do estado possam estar em outros países: “Temos que lembrar que, para isso, temos que ter nossa produção certificada, temos que estar aptos a exportar, não é simplesmente incentivar. Temos que preparar, capacitar, fazer com que o pequeno se torne médio, que o médio ganhe uma estrutura, mas não perca o artesanal. Todas essas riquezas gastronômicas que estamos vendo aqui estarão nos próximos anos disponíveis em outros países. Nós temos a convicção de que, com o apoio do governo, o ExportaMinas será um grande sucesso”. 

O ExportaMinas é inspirado no modelo francês de difusão da cultura alimentar pelo mundo. Em um primeiro momento, o programa pretende estruturar serviços de assessoria técnica aos produtores locais e instalar “casas da gastronomia mineira” nos principais mercados mundiais, como Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Em cinco anos, a meta é habilitar para exportação os principais produtos da gastronomia mineira com utilização do “Selo Verde”. 

No programa, quatro passos serão importantes para viabilizar a exportação de produtos típicos mineiros. Primeiramente, será preciso identificar os produtores com afinidade com o projeto, depois serão construídas parcerias para tratar os entraves já identificados. O terceiro passo será a elaboração do projeto-piloto, franquias de Minas no mundo e, por último, a replicação do projeto para outros produtores mineiros e setores da economia.

Circuito das Águas

O Governo de Minas também anunciou, nesta terça (16), a realização de uma press trip na região que compreende as 24 cidades integrantes da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (Amag). A região abrange três importantes circuitos turísticos: Terras Altas da Mantiqueira, Circuito das Águas e Montanhas Mágicas. 

“Nós temos no território das Terras Altas da Mantiqueira uma natureza exuberante, uma diversidade natural única, que compreende parques nacionais e estaduais e favorece as atividades de ecoturismo, de esportes de aventura como montanhismo, voo livre e outras atividades. Além da riqueza natural, a região propicia”, destaca Cristina Galvão, gestora do Circuito Terras Altas da Mantiqueira, que representou o presidente da Amag, Juliano Diniz de Oliveira, prefeito de Alagoa.

Congada e Cozinha Mineira

Nesta terça-feira (16), quem passou peloo estande de Minas Gerais degustou uma rodada de pão de queijo oferecida pela Pão de Queijaria. Em seguida, houve uma apresentação, pelo terceiro ano consecutivo na WTM, do Terno de Congos e Caiapós de São Benedito de Poços de Caldas, uma tradição de mais de 100 anos e é repassada de geração a geração. O grupo se apresenta todo o ano na Festa de São Benedito, de 1º a 13 de maio, em Poços de Caldas. Maria Augusto Clementina, 70, mestra ogan (a que ensina e transmite experiência) foi o destaque, tocando seu atabaque. Maria Augusta é filha da segunda capitã de congo, Orlanda Conceição. “Eu nasci e cresci dentro da umbanda”, afirma, orgulhosa. 

A programação continuou com o lançamento do livro “Sistemas Culinários da Cozinha Mineira: o Milho e a Mandioca”, da coleção dos Cadernos do Patrimônio Cultural”, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). 

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, comandou o Cozinha Viva, com o prato “Risotto Uai”, uma costelinha ao molho de goiabada defumada. A iniciativa também conta com a participação das chefs Maria da Consolação e Marlene Raimunda, do projeto Circuito Gastronômico de Favelas, e da chef Primatoca, de Araxá. Quem passou pelo estande da Secult degustou produtos tipicamente mineiros como café, queijos, pães de queijo, azeite, doces e muito mais.

Sobre a WTM

A 11ª edição da WTM Latin America, importante encontro que acontece em São Paulo, no Expo Center Norte, de segunda (15) a quarta-feira (17), reunirá mais de 27 mil profissionais, agentes e expositores de países como Argentina, Chile, Equador, Bolívia, Venezuela, Colômbia, México, Peru, Paraguai, Uruguai, Itália, Espanha, França, Alemanha, Portugal, Estados Unidos, Canadá, China, Holanda, México, Ruanda, Tanzânia, África do Sul, Austrália e Azerbaijão, num total de mais de 40 destinos.  

Entre as novidades a serem apresentadas pela WTM Latin America nesta edição está a Rota da Diversidade, iniciativa que tem o objetivo de incentivar inovações significativas, reconhecer e destacar projetos inovadores que abordem, de maneira única e criativa, as temáticas de Afroturismo, Turismo LGBTQIA+ e Turismo 60+.