Notícias

Governo planeja medida que adotaria “tax free” em todo o território nacional

Projeto parte de uma iniciativa para alavancar o turismo internacional, visando mover até 2 bilhões de reais por ano

Em abril, o Ministério do Turismo e a Fecomercio RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro) vêm discutindo a possibilidade de adotar um sistema tax free em todo o Brasil, visando estimular o turismo internacional e as vendas em solo nacional. De acordo com uma pesquisa do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (Ifec-RJ), a medida poderia criar uma arrecadação de aproximadamente 411 milhões de dólares por ano, algo equivalente a 2 bilhões de reais.

O projeto visa devolver o valor pago em taxas para turistas estrangeiros, levando em consideração o produto que está sendo comprado e o estado onde ele se encontra. Os itens e as alíquotas envolvidas vão variar de acordo com o governo local, mas a medida seria aplicada em todo o Brasil. O levantamento do Ifec-RJ também aponta que um turista gasta, em média, 542 dólares durante uma permanência de 10 dias no país. Com o sistema tax free, o gasto médio aumentaria para 665 dólares por pessoa.

55,9% dos gastos de estrangeiros em território nacional se concentram em compras que representam “uma memória” do lugar visitado, como lembrancinhas e itens diversos. 26,1% apostam na qualidade dos produtos brasileiros, enquanto 31,5% afirmam dar preferência ao Brasil pelo preço das mercadorias, que é mais barato do que no seu país de origem. 46,2% afirmam que gastariam mais com a adoção da medida.

O Brasil não é um destino turístico famoso como ponto de vendas, mas muitos estrangeiros costumam comprar itens variados em sua passagem pelo país. Desde produtos nacionais como chinelos Havaianas até uma camisa polo masculina, os turistas representam uma porcentagem importante do comércio nacional.

Por enquanto, não há previsão ou confirmação de que o sistema tax free será de fato implementado, mas já existe uma ideia de como funcionaria na prática. Primeiro, estabelecimentos de todo o país devem se cadastrar no programa; depois, essas lojas receberiam uma tecnologia onde os turistas estrangeiros seriam reembolsados em cada compra, sempre de acordo com o valor do imposto pago na transação.

Todos os comerciantes que participassem da iniciativa receberiam destaque em um app do governo, desenvolvido especificamente para isso. Através dele, o turista teria acesso a um mapa da região onde se encontra, podendo checar a localização das lojas tax free mais próximas. Dessa forma, o país se beneficia com mais receita e o comerciante tem a oportunidade de alavancar suas vendas com mais visibilidade. 

Crédito das fotos: Pixabay