Diplomacia e Turismo

Gramado de Volta

Principal destino turístico do Rio Grande do Sul, Gramado recebeu mais de 8 milhões de turistas em 2023. O turismo responde por 86% da economia, empregando diretamente mais de 10 mil pessoas na cidade, que tem apenas 40 mil habitantes.

www.portalgramado.com.br

Com a catástrofe climática que assolou o estado no início de maio, houve situações de impacto, mas sem atingir a região turística de Gramado e Canela. Durante o período crítico das chuvas, várias rodovias de acesso a Gramado e Serra Gaúcha estavam bloqueadas, e restaurantes e hotéis anteciparam as férias de funcionários ou fecharam as portas temporariamente.

O secretário de turismo da cidade Ricardo Bertolucci Reginato, em entrevista concedida para a Agencia Brasil, frisou que “agora tem várias rotas de acesso já restabelecidas, como a Rota Romântica, os acessos de Caxias do Sul para cá, acessos do litoral para cá, de Florianópolis, que tem um aeroporto internacional, e também a ampliação da malha aérea. Então a gente estima ter mais visitação” afirmou.

Segundo Reginato “a igreja, o cinema, o Lago Negro, a avenida Borges de Medeiros, a mais importante da cidade está intacta. É uma região que já funciona plenamente.”

E acrescentou “tudo ou quase tudo que está fechado tem previsão para reabrir neste fim de semana ou no feriado de Corpus Christi”.

“O turismo é a vida da cidade de Gramado. Para não criar uma segunda crise social, a gente precisa voltar a receber visitantes. A gente quer fazer com que o turismo seja uma mola propulsora para que a gente, de alguma forma, possa contribuir com a recuperação que o Rio Grande do Sul precisará fazer” destacou o secretário.

“Gramado vai estar aberta esperando os turistas. No feriadão teremos plena movimentação de todo nosso turismo com a experiência completa de Gramado” finalizou.