Notícias

Guilherme Paulus já é cidadão baiano

Na manhã desta quinta-feira (15), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedeu a Guilherme de Jesus Paulus, fundador da CVC Turismo, e proprietário do Castelo Saint Andrews, na Serra Gaúcha, o título de Cidadão Baiano em uma sessão especial no Plenário Orlando Spínola. A homenagem, inicialmente sugerida por Leur Lomanto Jr. (União Brasil), atual deputado federal, foi retomada e presidida pelo deputado Tiago Correia (PSDB), que conduziu a cerimônia.

Guilherme Paulus e Luiza Paulus, hoje em Salvador na outorga do título de Cidadão Baiano, pela Assembléia Legislativa da Bahia.
Foto de Otávio dos Santos

Diversos representantes do setor turístico baiano marcaram presença, como Jean Paul Gonze, presidente da Abav-Bahia, e Wilson Spagnol, da ABIH-BA, demonstrando o reconhecimento da importância de Paulus para o turismo local. O secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar, também participou da sessão, ao lado de outras autoridades do setor.

Guilherme Paulus, natural de São Paulo, expressou sua gratidão ao receber a honraria, destacando a conexão profunda entre a CVC Turismo e a Bahia. “Receber o título de Cidadão Baiano é um marco tanto na minha vida pessoal quanto na profissional. A Bahia, que sempre teve um lugar especial no meu coração, foi fundamental para o sucesso da CVC”, afirmou.

Paulus relembrou que desde o início das atividades da CVC, a Bahia foi identificada como um destino com “potencial único”, repleto de riquezas culturais, históricas, religiosas e naturais. Ele ressaltou que a Bahia foi um dos primeiros destinos oferecidos pela empresa e continua sendo um dos mais procurados por seus clientes.

Durante a sessão, o deputado Tiago Correia revisitou a trajetória de Paulus, destacando os fatores que transformaram a CVC na maior rede de turismo do Brasil e da América Latina. “Visão de futuro, inovação e diversificação dos investimentos foram essenciais para o sucesso da CVC”, explicou Correia.

Leur Lomanto Jr., por sua vez, comentou sobre sua motivação para propor a homenagem a Paulus, lembrando sua própria formação em turismo e hotelaria antes de ingressar na política. Ele mencionou ainda que a sugestão de conceder o título foi feita pelo ex-secretário de Turismo da Bahia, Paulo Gaudenzi, a quem prestou homenagem durante a sessão.

Guilherme Paulus, em seu discurso, também fez questão de lembrar a influência de Gaudenzi e de Virgínio Loureiro, outro ex-secretário de Turismo da Bahia, ressaltando que ambos foram fundamentais para sua compreensão da importância e do valor das amizades baianas.

O secretário Maurício Bacellar, em sua fala, destacou o momento positivo que o turismo vive na Bahia e o papel do governo estadual na promoção da atividade turística como geradora de emprego e renda. Ele mencionou a estratégia “Bahia 4.0”, focada em inovação e sustentabilidade, que orienta as ações do setor.

Por fim, o jornalista Cláudio Magnavita, membro do Conselho Nacional de Turismo, enalteceu o lado humano de Guilherme Paulus, destacando sua capacidade de conquistar amigos e ser admirado por muitos.

Outros participantes notáveis da sessão incluíram Glicério Lemos, presidente da Salvador Destination, Cláudio Tinoco (UB), vereador, Adriana Borges, diretora do hotel Vila Galé, Antonio Barreto, diretor do Grupo Prima, e Claudio Maia, diretor da Itaparica Turismo, entre outros representantes do trade turístico do estado.