Notícias

Hulk recebe o título de cidadão honorário de Minas Gerais

Homenagem foi entregue ao jogador do Atlético-MG pelo presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus

O jogador e ídolo do Clube Atlético Mineiro, Givanildo Vieira de Sousa, o Hulk, é oficialmente cidadão honorário do Estado de Minas Gerais. Natural de Campina Grande, na Paraíba, ele recebeu o título nesta segunda-feira (11/7), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A Reunião Especial de Plenário, conduzida pelo presidente da ALMG, deputado Agostinho Patrus (PSD), reuniu dezenas de parlamentares, servidores e torcedores do clube.

Ao justificar a homenagem, Agostinho Patrus destacou que o jogador é “grande expoente do futebol mundial” e, ao mesmo tempo, um exemplo de humildade e persistência. Parafraseando o hino do Atlético, o presidente afirmou que Hulk deixou a Paraíba para “lutar e vencer”, assim como muitos mineiros e brasileiros que buscam melhores condições de vida. Por isso, hoje temos o orgulho e a satisfação de agraciá-lo com o título de cidadão honorário de Minas Gerais”, completou.
“Desde que chegou a Minas, Hulk compartilhou conosco não apenas seu futebol-arte, mas, também, sua generosidade, tenacidade, resistência e solidariedade. Tornou-se exemplo, especialmente, para jovens e crianças. Essas são características próprias do povo da Paraíba, onde nasceu, e também do povo de Minas, que o acolheu”, afirmou o presidente da ALMG. “Você, Hulk, incorporou a fé, a força e a persistência do Atlético, levando alegria a milhões de pessoas”, concluiu. 

Crédito (foto): Victor Oliveira/ALMG

Visivelmente emocionado, Hulk disse que “é mais fácil estar no estádio, diante de 80 mil pessoas, do que discursar no Plenário”. Ele falou do momento especial que está vivendo e relacionou seu talento a um dom de Deus. “Em todos os lugares onde joguei, sempre me dediquei muito. Fui bem recebido aqui em Minas e garanto que darei sempre o meu melhor, com gratidão, dentro e fora de campo. Minas está no meu coração e terá sempre o meu carinho”, afirmou.

Durante a reunião na ALMG, o deputado Mário Henrique Caixa (PV) narrou a simulação de um gol de Hulk, o que provocou, entre os presentes, vibração semelhante ao ambiente de estádio de futebol. O diretor de comunicação do Atlético, André Lamounier, também participou da solenidade, representando o presidente do clube, Sérgio Coelho. Um fato que chamou atenção durante o evento foi o grande número de crianças, empolgadas com a presença do jogador. 
Atacante do Atlético-MG desde 2021, Hulk já atuou em clubes do Japão, Portugal, Rússia e China. Defendeu a Seleção Brasileira em 57 jogos, incluindo a Copa do Mundo de 2014. Em Minas, foi campeão Mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil de 2021, e, ainda, da Supercopa do Brasil e do campeonato estadual em 2022. A homenagem a Hulk é fruto de um projeto de resolução, aprovado em Plenário no último dia 23 de junho, de autoria do deputado Ulysses Gomes (PT).