Na terceira edição do evento, os gestores poderão participar do Seminário Axé & Negócios e da Rodada de Negócios do Carnaval. Destaque para a palestra magna da presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil com foco na economia criativa do Carnaval
![](https://mgturismo.com.br/wp-content/uploads/2025/02/PHOTO-2025-02-06-16-41-03.jpg)
O Governo do Estado de Minas Gerais e Cemig apresentam o III Axé & Negócios: isso dá Carnaval!, evento voltado aos dirigentes dos blocos de rua de Belo Horizonte e suas equipes. Dividido em duas atividades, a primeira, o Seminário Axé & Negócios, será realizado no dia 07, na sexta a partir das 11h, e, a segunda, a Rodada de Negócios do Carnaval, no dia 08, sábado, das 10h às 19h, ambos nas dependências do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro). As inscrições para o Seminário podem ser feitas pela plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/iii-axe–negocios-isso-da-carnaval/2819871).
O Seminário Axé & Negócios abordará os temas: Destino Carnaval: Minas Gerais e Belo Horizonte; As Diversas Manifestações Culturais de Carnaval em Minas Gerais; Comunicação: A Folia com muito conteúdo, engajamento e posts; Experiências e tecnologia na folia; e O poder transformador da economia criativa na folia com responsabilidade ambiental, ética e social.
Para Robhson Abreu, idealizador e produtor executivo do Axé & Negócios, o evento foi criado para capacitar os gestores dos blocos de rua, além de proporcionar, com a rodada de negócios, uma negociação direta entre fornecedores de produtos e serviços do carnaval e blocos de rua. “Chegamos à terceira edição do evento que virou uma referência para os blocos de rua de Belo Horizonte. A minha intenção é reunir representantes de blocos de todo o estado, fazendo do Axé & Negócios uma grande vitrine de oportunidades, movimento a economia criativa do carnaval com compromisso, ética, gestão e responsabilidade”, diz Abreu.
Na sexta-feira, dia 7 de fevereiro, a primeira palestra seminário começará às 11h. A presidente da Belotur, Bárbara Menucci, falará sobre “A importância do Carnaval para a retomada do espaço público. Em seguida, após o almoço, às 13h, será a vez do Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, falar sobre “As principais influências culturais do Carnaval em Minas Gerais”.
Às 14h, Fernando Fabrino, patrono e cofundador da Bartucada, falará sobre as “Diversas manifestações culturais no carnaval de Minas Gerais”. Além de contar a história da Bartucada, um dos blocos do interior mais conhecidos no Estado. Em seguida, às 15h10, Nayara Garófalo, diretora do Bloco Angola Janga, falará sobre a importância dos blocos afros nas manifestações culturais da cidade. E para finalizar a temática, às 16h10, um representante de bloco LGBTQQICAAPF2K+ falará sobre a mesma temática sobre o ponto de vista da comunidade.
Outro tema importante é a participação dos influenciadores digitais nas ativações das marcas no carnaval de BH. E para falar sobre o tema, às 17h30, tem Rafa Andrade, influencer do perfil @belohorizontemg, com mais de 819 mil seguidores no Instagram. E às 18h10, João Felipe Lolli, repórter e apresentador da Rádio Itatiaia, falará sobre a relação entre imprensa e bloco na cobertura jornalística do Carnaval.
E para os blocos antenados em tecnologia, o lançamento do aplicativo Connect Cultura, com a palestra, às 19h, do Dr. Guto Fernandes, uma ferramenta que vai auxiliar os blocos de rua na contratação de profissionais e prestadores de serviço.
E para encerrar, às 19h40, o bate-papo com Célia Regina, Presidente da Associação das Mulheres Empreendedoras do Brasil com foco na economia criativa do carnaval (Amebras) e Diretora de Projetos da Mangueira do Amanhã da escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira e Embaixadora do Turismo do Estado do Rio de Janeiro. A previsão de término é às 21h.
Todas as palestras acontecerão no Mezzanino do Sesc Palladium, que possui capacidade para 70 pessoas. Entrada pela Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. O local comporta apenas 70 participantes. A entrada estará sujeita a lotação do espaço mediante ordem de chegada.
E no sábado, dia 8 de fevereiro, das 10h às 19h, o III Axé & Negócios: Isso dá Carnaval! recebe a terceira edição da Rodada de Negócios do Carnaval. Cerca de 30 fornecedores de produtos e serviços do carnaval estarão negociando os melhores preços com os donos de bloco. A expectativa é gerar mais de R$ 800 mil em negócios. Na segunda edição do evento, em 2023, foram gerados cerca de R$ 627 mil em negócios diretos e a longo prazo, já que o evento aconteceu em dezembro. “A Rodada de Negócios do Carnaval tem se mostrado eficaz para as empresas e blocos que podem negociar e fechar negócios reais”, aponta o produtor executivo Robhson Abreu.
Os agendamentos para a Rodada de Negócios podem ser feitos pelo (31) 98549-4794. Mas caso algum bloco não consiga agendar algum horário, basta comparecer ao local que, havendo agenda, o diretor do bloco de rua será atendido.
“O III Axé & Negócios: Isso dá Carnaval! representa mais do que um evento de capacitação para os blocos de rua de Belo Horizonte. Ele simboliza a união entre cultura, economia criativa e empreendedorismo. Queremos fortalecer o Carnaval como um importante vetor de geração de renda, oportunidades e inclusão. É fundamental valorizar todos os atores envolvidos na folia, oferecendo ferramentas de gestão e parcerias estratégicas para que, juntos, possamos expandir o potencial cultural e econômico desta festa que é a cara de Minas Gerais”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.
O III Axé & Negócios: Isso dá Carnaval! é patrocinado pelo Governo do Estado de Minas Gerais e Cemig; apoio da Associação dos Blocos de Rua de Belo Horizonte (ABRA-BH), do Serviço Social do Comércio (Sesc) – Sistema Fecomércio MG; e realização do Governo de Minas Gerais Cultura e Turismo.
E para quem mora no interior, o Seminário Axé & Negócios será transmitido pelo canal no Youtube, basta acessar https://www.youtube.com/@axenegocios “Nossa intenção é fazer com que o evento chegue a vários outros gestores de blocos de rua de toda Minas Gerais e também para aqueles que, por algum motivo, não conseguiram estar na terceira edição do Axé & Negócios”, finaliza Robhson Abreu.
Cemig: a energia da cultura
A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo mineiro.
Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.