Com a demanda crescente por produtos que promovem a saúde, a indústria alimentícia está em posição privilegiada para inovar e atender à Economia Prateada.
A Economia Prateada, que abrange todas as atividades econômicas voltadas para pessoas acima de 50 anos, movimenta mais de 2 trilhões de reais anualmente no Brasil. A alimentação, um dos principais gastos deste grupo, mostra a necessidade de produtos adaptados e inovadores, inspirados nas práticas saudáveis das Blue Zones — regiões notórias pela longevidade excepcional de seus habitantes e por dietas ricas em vegetais, grãos e uso limitado de carne e açúcares.
Estudo Tsunami 60+ e Data8 indicam que 57% dos consumidores 50+ sentem falta de produtos voltados para sua idade e 42% sentem falta de alimentos que atendam especificamente às suas necessidades de saúde, como por exemplo: dietas com mais fibras, menos sal, menos gordura, menos açucar, zero lactose e sem glúten. Com inovações já aceleradas no setor, a indústria alimentícia pode oferecer produtos nutritivos e que contribuem para o bem-estar geral.
A MV Marketing, com sua especialização no consumidor maduro, destaca insights baseados no Estudo Tsunami 60+: a alimentação saudável é uma prioridade para os consumidores entre 55 e 74 anos, representando um de seus maiores gastos. Um exemplo que reforça essa demanda crescente é seu cliente Agrobonfim, distribuidor que atende aos principais restaurantes e hotéis da capital paulista, que ao criar uma nova unidade de negócios para atender ao consumidor final, observou que mulheres com idade a partir de 50 anos respondem por 40% dos clientes.
As marcas podem capitalizar sobre a crescente demanda prateada, destacando não somente os alimentos que atendem as necessidades de dietas, mas também os alimentos enriquecidos com ingredientes funcionais, tais como proteínas, cálcio e vitaminas essenciais, para atender às necessidades nutricionais e consequentemente aos desejos de envelhecimento saudável.
“O novo marketing, focado nas demandas dos maduros, exige uma comunicação transparente, com informações profundas e detalhamento claro sobre ingredientes, funcionalidade e origem das matérias-primas. É preciso começar a entender a diversidade da longevidade brasileira e incluir o consumidor 50+ nas estratégias de marketing, garantindo a representatividade desta nova geração de prateados.” Complementa Bete Marin, especialista em publicidade e gerontologia, cofundadora da MV Marketing.
A indústria alimentícia, ao adotar as práticas das Blue Zones e alinhar-se com as necessidades da população madura, atenderá a uma demanda crescente e promoverá um estilo de vida mais saudável e engajado. As inovações no setor são essenciais para impulsionar a saúde e o bem-estar dos consumidores 50+ e o marketing especializado na economia prateada pode provar que é possível transformar desafios em oportunidades substanciais de mercado.
SOBRE A MV MARKETINGNa MV Marketing, nos dedicamos a fornecer insights que ajudam a indústria alimentícia a melhor responder às exigências dos consumidores. Com foco em inovação e sustentabilidade, ajudamos marcas a desenvolver estratégias de marketing que contribuem para a qualidade de vida na maturidade. Durante o percurso, a equipe da MV Marketing tem coletado dados, realizado pesquisas e elaborado Guias de Comunicação 50+ que são verdadeiros mapas da mina para conquistar consumidores maduros. https://mvmarketing.com.br/