Notícias

Infraero viabiliza Licença de Operação do Aeroporto de Itacoatiara 

O Aeroporto de Itacoatiara, no Amazonas, recebeu a Licença de Operação – LO nº275/2023, expedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas – IPAAM. A obtenção da LO foi viabilizada pelas ações conduzidas pela Infraero e fazem parte do escopo do contrato firmado entre a Companhia e o então Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).  

O documento autoriza a atividade aeroportuária na localidade, relacionando as condicionantes ambientais que devem ser cumpridas pelo operador, tais como o gerenciamento dos resíduos sólidos, realização de auditoria ambiental, gestão de recursos hídricos, controle no tratamento de efluentes, manutenções e obras, preservação e conservação ambiental, entre outras. 

“A Licença de Operação tem validade de dois anos e atesta que o aeroporto está em conformidade ambiental perante o órgão licenciador e apto a desenvolver suas atividades regulares”, explica o superintendente de Meio Ambiente da Infraero, Fued Abrão Junior.   

Melhorias 

Como parte do contrato firmado com a Infraero, as obras no Aeroporto de Itacoatiara foram iniciadas em dezembro de 2021, com os trabalhos de limpeza, cercamento operacional, terraplenagem e licenciamento ambiental. Essas etapas iniciais prepararam o caminho para a obra de recuperação do pavimento da pista de pouso e decolagem, concluída em dezembro de 2022.  

Infraero – Prestadora de Serviços 

Com 50 anos de experiência, a Infraero atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária. Sua rede é composta, atualmente, por 12 aeroportos e 22 terminais sob contrato junto a estados e municípios para a gestão e operação. 

A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.  

Crédito da foto: Pixabay