Tradicional festa de São João foi um resgate das tradições da comunidade, atraiu muitos turistas e impulsionou a economia local
Num resgate à tradição da cultura local, a festa de São João em Baixio encantou os visitantes com uma atmosfera de repleta animação. O Instituto VOAR realizou nesse final de semana uma comemoração com decoração típica, muitas comidinhas e bebidas regionais. O ritmo contagiante dos músicos locais, como a banda Utopia –Link -, colocou todo mundo pra dançar. As apresentações de quadrilhas juninas – confira no Link – proporcionou uma experiência autêntica e memorável para todos os presentes. Em clima aconchegante, a festa de São João aconteceu na praça da Vila de Baixio, com direito à igrejinha com fachada iluminada no centro, barraquinhas de comidas típicas e artesanato local.
Segundo o diretor do Instituto VOAR, Antônio Barretto Junior, além de proporcionar ao turista a oportunidade de mergulhar na autenticidade das festividades juninas, o evento ajudou a desenvolver a economia da comunidade de Baixio.
Com imenso orgulho, celebramos o sucesso extraordinário do Arraiá de Baixio, que destacou nossa rica cultura e impulsionou significativamente a economia local. O evento resgatou e valorizou nossas tradições, reunindo a comunidade em um espírito de alegria. A participação vibrante de todas as gerações e o fortalecimento do comércio local, com barracas de alimentos, artesanatos e produtos regionais atraindo visitantes de diversas localidades e de todo o Brasil, demonstraram o impacto positivo gerado. Agradeço a todos os envolvidos na organização e realização, bem como à comunidade pelo apoio constante.
Este sucesso renova nosso compromisso com a valorização cultural e o desenvolvimento econômico local, garantindo que tradição e progresso caminhem juntos. Parabéns a todos por essa grande conquista”, felicitou o diretor.
“Este evento é especial e foi organizado graças ao engajamento comunitário, com a gestão participativa, no qual os moradores tiveram papel ativo no planejamento e operacionalização da festa”, completa a gestora do Instituto VOAR, Francisleide Ribeiro.
O Arraiá de Baixio é apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, em correalização com Pira e o São João do Reencontro, e é uma realização da Prefeitura de Esplanada, do Instituto Voar e do Ministério da Cultura do Governo Federal, com patrocínio da Devassa e da Petrobras, e apoio do Grupo Prima e da Slaviero Hotéis.
Sobre o Instituto VOAR
Iniciando suas ações em 2008, o Instituto Voar se consolidou como uma Organização da Sociedade Civil em 2022, atuando em Baixio e região, com ações e projetos que têm beneficiado diretamente mais de 1.500 pessoas – cerca de seis mil indiretamente – desde o início do seu trabalho. VOAR é uma abreviação dos quatro pilares que sustentam o plano de sustentabilidade para Baixio: Valor, Oportunidade, Aprendizado e Responsabilidade. Com apoio da Prima Empreendimentos, a iniciativa tem como meta garantir o desenvolvimento de um verdadeiro destino sustentável em Baixio, reconhecido em todo mundo como exemplo de qualidade ambiental, inclusão social e excelência dos serviços turísticos. Visando uma abordagem sustentável e duradoura, o Instituto Voar lidera a parceria com Fecomércio-BA, SEBRAE, SESC, SENAC e a SETRE – Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, e suas instituições, oferecendo cursos profissionalizantes. Somente em 2023, foram oferecidas 250 vagas para as áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, empreendedorismo e construção civil.
Crédito da foto: Divulgação