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Interatividade potencializa relacionamento com o público em eventos

Além de informações, equipamento sensível ao toque ou a gestos auxilia com opções de entretenimento e networking

A sequência de mais de 20 edições do Big Brother Brasil, sempre com recordes anuais, é um dos exemplos da importância da interatividade para a fidelização com o público. Mas não é preciso ser a maior emissora do país para fazer o público prestar atenção nas suas telas. Uma das possibilidades que todas as empresas podem aproveitar é o Display Interativo, tela inteligente que reage ao toque das mãos ou gestos.

Liliane Fernanda Ferreira, diretora da B2G, distribuidora da marca Quinyx, que fornece produtos de tecnologia educacional, ressalta que o equipamento atende a uma série de situações profissionais no ambiente de negócios, não apenas mostrando informações, mas permitindo que as pessoas as explorem e participem ativamente, o que aumenta o nível de concentração e envolvimento.

“São muitas funcionalidades. Esses displays podem exibir vídeos, fotos, textos e gráficos de maneira dinâmica e podem ser usados para criar jogos, quizzes, atividades educativas, entre outras interações. Permitem também a exploração de informações detalhadas sobre as atividades, locais, empresas envolvidas, além de facilitar o networking entre participantes por meio de chats e ferramentas de interação. São como uma janela interativa para um mundo de possibilidades, especialmente em eventos, salas de aula e locais de exposição”, comenta.

Pensando em visitantes de alguma atividade, por exemplo, o display vira porta de entrada para informações essenciais. Com vídeos, fotos e textos, os participantes podem explorar a programação, detalhes dos locais e conhecer os expositores. Se as informações forem combinadas com jogos, quizzes e desafios, a simples visita é potencializada com uma experiência diferenciada, que gera memórias mais duradouras.

Divulgação

Abrindo o leque para basicamente qualquer tipo de programação, o display interativo também pode ser uma atração como convite dinâmico. “Anúncios em constante movimento, banners atrativos e conteúdo visualmente impactante funcionam como um convite irresistível, chamando a atenção de potenciais participantes e contribuindo para o crescimento e o alcance do evento”, comenta Liliane.

Sob o ponto de vista do público presente no local, ao auxiliar com interface intuitiva para programação, informações sobre palestras, workshops e outras atividades, o equipamento poupa tempo do participante, que acaba se organizando melhor e maximizando sua experiência.

Outro ponto citado pela profissional é a facilitação do networking e interações significativas. Liliane explica que ferramentas de chat e interação presentes no display simplificam o processo de conexão entre os participantes, promovendo um networking mais eficaz, trocas de conhecimento e contatos profissionais.

“São tantas funcionalidades que ele também é útil para gestão do evento, com controle de acesso e gerenciamento de filas, além de facilitar pesquisas, ao coletar informações sobre interesses e preferências dos participantes”, comenta.

Pensando em um evento de negócios, Liliane sugere o uso como ferramenta de networking inteligente. “Neste cenário, o display poderia ter um mapa virtual, onde os participantes podem marcar suas áreas de interesse, habilidades ou tópicos nos quais estão interessados, e até inserir informações de contato. Poderia oferecer a opção de agendar encontros ou reuniões durante as atividades com base nos interesses mútuos”, pontua.

Além da personalização e da interatividade, ela chama atenção para a acessibilidade. “As ferramentas digitais ampliam a acessibilidade dos eventos a todos os colaboradores, independentemente de suas limitações físicas ou localização. Isso inclui recursos como a interação tátil com qualquer objeto, a disponibilidade de audiodescrição para pessoas com deficiência visual, a utilização de língua de sinais (Libras), assim como fones de ouvido e microfones para facilitar a comunicação em ambientes virtuais”, afirma.