Notícias

Intercâmbio de trabalho em Portugal para universitários que falam inglês. Saiba como participar do processo de seleção.

Vagas abertas para Work Experience Portugal 2024, uma experiência profissional com duração de seis meses. O processo é realizado exclusivamente pela IE Intercâmbio.

Interesse pelo país cresceu 32% no primeiro semestre de 2023, comparado ao mesmo período do ano anterior

Para os brasileiros que desejam vivenciar a experiência de trabalhar em um país europeu, a IE Intercâmbio apresenta o Work Experience Portugal, um programa de seis meses que permite ao intercambista trabalhar em hotéis com remuneração, estadia e alimentação inclusas.

De acordo com dados da IE Intercâmbio, no primeiro semestre de 2023, o número de pedidos de informação sobre intercâmbio para Portugal cresceram cerca de 32%, comparando o mesmo período do ano anterior.

Pensando nessa demanda o programa tem o objetivo de proporcionar aos participantes uma imersão em uma nova cultura, oportunidades de networking internacional e a conveniência de explorar diversas regiões da Europa. As vagas estão distribuídas em 27 estabelecimentos hoteleiros localizados por toda Portugal, abrangendo destinos como Algarve, Beja, Évora, Elvas, Alter do Chão, Oeiras, Cascais, Sintra, Ericeira, Estoril, Lisboa, Coimbra, Serra da Estrela, Porto, Braga, Douro e Madeira.

“Trabalhamos há 25 anos com intercâmbio de trabalho no exterior e criamos uma reputação muito grande com o Work Experience nos EUA. Atualmente, estou morando em Portugal e foi assim que percebi a necessidade de mão de obra para trabalhos temporários” explica Patrick Guimarães, CEO da IE Intercâmbio.

O programa é indicado para estudantes universitários entre 18 e 35 anos dos cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, podendo ter até cinco anos de formado. Para participar é necessário o visto E8, próprio para trabalho temporário. Os estudantes recebem um salário de 770 euros, além de gorjetas, para uma carga horária de 40 horas semanais.

Apesar de ser uma oportunidade profissional em Portugal, é essencial possuir um nível intermediário de inglês. “A língua inglesa é fundamental, visto que os hotéis atendem principalmente turistas dos Estados Unidos, Inglaterra e Irlanda. Quanto melhor o domínio do idioma, mais variadas são as funções que podem ser desempenhadas”, complementa Patrick.

Dentro do programa, é possível trabalhar em cargos como lavador de louças, garçom/garçonete, bartender e limpeza. No entanto, é possível transitar para outras funções, dependendo do desempenho do profissional. Como foi o caso de Beatriz D’Errico (24), que inicialmente atuou na área de limpeza, mas, no segundo mês, conseguiu uma transferência interna para uma vaga de atendente na recepção, posição que inicialmente não estava disponível para aplicação.

Beatriz, recém-formada em publicidade, acredita que essa experiência é uma excelente oportunidade para aplicar em seus projetos profissionais após retornar ao Brasil. “Tenho aprendido muito mais sobre processos, organização e rotinas, além de ampliar meu networking e aprimorar minha habilidade de comunicação, já que trabalho diretamente com clientes”, finaliza.

As inscrições para a próxima turma estão abertas até 15 de novembro, com embarque para abril e maio de 2024. Para mais informações acesse o link.

Crédito da foto: Pixabay