Notícias

Interesse de brasileiros por moda fitness aumenta

As redes sociais têm impulsionado cada vez mais estas práticas associadas ao universo saudável

(crédito: divulgação istock)

A disseminação de tendências na moda fitness tem se tornado cada vez mais comum e frequente nas redes sociais. Seja entre esportistas profissionais como criadores de conteúdos que são focados e centrados neste conteúdo associado a vida saudável, wellness e lifestyle.

Com a crescente disseminação, o campo do estilo começa a caminhar junto também. No caso, a moda funcional e esportiva, que traz consigo também até mesmo práticas esportivas que começam a grande um destaque maior.

Influência digital e moda fitness

No caso, o fisiculturismo pode começar a ser citado como exemplo. Antes, esse esporte era muito mais nichado do que visto atualmente. Agora, as competições como Mr. Olympia se tornaram verdadeiros produtos — que caminham até mesmo com estes outros setores. 

Segundo uma pesquisa da Fitness Brasil, a modalidade cresce exponencialmente no país, atraindo tanto iniciantes quanto atletas experientes. Nesse contexto, a influência digital contribui e muito para essa arrancada também. Nomes como Andressa Soares, Vivi Winkler e Gracyanne Barbosa são exemplos midiáticos que conversam com este assunto. Outras personalidades, como Ramon Dino e Cariani, seguem em uma premissa parecida.

Oportunidade de mercado

Com a ascendência do esporte e desse lado midiático cada vez mais aflorado, as marcas estão investindo cada vez mais em andar cada vez mais lado a lado com a moda, seja no desenvolvimento de peças mais tecnológicas ou até mesmo no marketing para exaltar mais ainda o esporte ou as personalidades que estão atreladas.

Por exemplo, no caso de mulheres que se tornam adeptas ao fisiculturismo e ao esporte, e, ao mesmo tempo, desejam investir nisso, ter roupas de academia feminina que sejam boas em qualidade e bonitas, pensando no lado estético, se torna essencial.

Nesse esporte, existe ainda um ponto interessante para se levar em consideração. Lógico que a preparação física e os músculos são os principais critérios de avaliação, mas as vestimentas utilizadas e este lado mais estético dos participantes também somam pontos e ajudam no julgamento. Hoje, existem marcas de roupas — tanto femininas quanto masculinas —, que produzem peças exclusivamente para praticantes do fisiculturismo.

Segundo dados da pesquisa realizada pelo IEMI (Inteligência de Mercado), o setor fitness apresentou um crescimento de mais de 638 milhões de peças esportivas produzidas no último ano. Isso foi 0,8% a mais do que no ano anterior. Neste contexto, a tendência é que cresça ainda mais.

E não só no fisiculturismo. Seja nesse ou em outros esportes, ter vestimentas adequadas se torna algo essencial. Como consequência disso, esses mercados começam a crescer ainda mais. Tendo isso em vista, ainda é esperado que esta crescente siga cada vez mais adiante também.