No Click

Itamar de Oliveira lança importante livro sobre ex-governador Hélio Garcia

O lançamento de livros, de modo geral, atrai apenas amigos e conhecidos do autor. Uma taça de vinho ou cerveja ameniza a presença no evento, muitas vezes considerada uma obrigação.

Mas no dia 1º de agosto, as portas da sede da Academia Mineira de Letras se abriram para uma festa diferente. O lançamento do livro “Hélio Garcia – A Arte mineira de fazer política”, do professor e jornalista Itamar de Oliveira, reuniu gente de todo tipo, que não se importou com a longa fila que se formou para receber a dedicatória carinhosa do autor. Muitas pessoas levavam nas mãos vários exemplares, encomenda de quem não pode comparecer ao lançamento, em plena noite de segunda-feira.

 Os políticos se destacavam, afinal, ali estavam o presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus, deputados e vereadores de diferentes partidos, governadores e ministros. Muitos abriram caminho na seara política pelas mãos do homenageado da noite, o governador Hélio Garcia. É o caso dos ex-secretários de Estado e ex-ministros Walfrido dos Mares Guia, Roberto Brant, Saraiva Felipe e Paulo Paiva e do vice-governador de Minas, Paulo Brant. Outros foram amigos próximos de Hélio Garcia, como o ex-presidente da Assembleia, deputado Romeu Queiroz, que trabalhou com o ex-governador também na antiga MinasCaixa, a Caixa dos Mineiros, de saudosa memória. Hélio Garcia sabia descobrir talentos e escalar equipes competentes de colaboradores, tendo lançado diversos políticos ao longo de sua carreira.

O ex-governador Fernando Pimentel e o ex-deputado e ministro Nilmário Miranda, ambos do PT, e o ex-governador Eduardo Azeredo, do PSDB, marcaram presença no lançamento, comprovando a importância do papel agregador que Hélio Garcia fez questão de cumprir em todos os cargos que exerceu, conciliando legendas, tendências e divergências políticas com maestria. 

FOTO: Divulgação